Publicado por Andrea Cortiano em 15 julho 2013 no JORNAL CELESTIAL
Um membro da Real Academia Sueca de Ciências e professor de ociologia da Universidade de Umea, Stefan Svallfors, enviou uma carta ao Comitê Nobel norueguês, na qual se expressou a favor da atribuição do Prêmio Nobel da Paz a Edward Snowden.
A carta nota que os esforços heróicos de Snowden, feitos em detrimento da sua situação pessoal, lançam luz sobre o extenso trabalho de espionagem que está sendo realizado pelos Estados Unidos.
“Graças à coragem de Snowden, o nosso mundo se tornou melhor e mais seguro”, disse o professor Svallfors.
Extraído de: http://portuguese.ruvr.ru/news/2013_07_15/Edward-Snowden-nomeado-pa...
Perseguido pelas autoridades norte-americanas, Edward Snowden foi proposto para Nobel da Paz. Antes, já acontecera o mesmo a Bradley Manning, outro alvo dos EUA.
Margarida Mota
Segunda feira, 15 de julho de 2013
Human Rights Watch/Reuters Edward Snowden, durante um encontro com ativistas dos direitos humanos, no aeroporto Sheremetyevo, em Moscovo, no passado dia 12
Um professor de sociologia da Universidade Umea (Suécia) propôs o nome de Edward Snowden para o Prémio Nobel da Paz, numa carta endereçada ao Comité Nobel e publicada no jornal sueco "Västerbottens-Kuriren".
"Edward Snowden - num esforço heróico com altos custos pessoais - revelou a existência e a dimensão da vigilância que o Governo dos EUA dedica às comunicações eletrónicas em todo o mundo, em violação das leis nacionais e dos acordos internacionais", escreveu Stefan Svallfors. E com isso, "ajudou a tornar o mundo um pouco melhor e mais seguro".
Svallfors compara o ato de Snowden aos julgamentos de Nuremberga (1945), onde o argumento "Eu estava apenas a cumprir ordens" não foi considerado uma desculpa aceitável para os nazis que perpetraram atrocidades.
Para este professor universitário sueco, dar o Nobel da Paz a Edward Snowden também ajudaria o Comité norueguês a recuperar do "descrédito em que incorreu pela decisão precipitada e mal concebida de atribuir ao Presidente dos EUA, Barack Obama, o prémio em 2009".
Manning também está na corrida
Anteriormente, a 30 de junho, num artigo publicado no diário britânico "The Guardian", Mairead Corrigan-Maguire, fundadora do Movimento Paz da Irlanda do Norte (que recebeu o Nobel da Paz em 1976), já tinha defendido a atribuição do galardão a Bradley Manning, o soldado norte-americano que esteve na origem da fuga de informação do caso WikiLeaks.
"A sua incrível divulgação de documentos secretos para a WikiLeaks ajudou a acabar com a guerra no Iraque e pode ter ajudado a prevenir outros conflitos noutros lugares", escreveu a irlandesa.
"Por todo o mundo, Manning é saudado como um pacificador e um herói. A sua nomeação para o Nobel da Paz reflete-o. Na sua América natal, Manning está a ser julgado por acusações de espionagem e 'ajuda ao inimigo'. Isto não devia servir para refutar a sua candidatura - mas antes ser a constatação que ele está em boa companhia. A política birmanesa Aung San Suu Kyi e o escritor chinês Liu Xiaobo receberam o prémio quando estavam presos pelos seus próprios países", sustenta a premiada com o mesmo galardão.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/snowden-proposto-para-o-nobel-da-paz=f82053...
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário