terça-feira, 16 de julho de 2013

Edward Snowden nomeado para Prêmio Nobel da Paz

 

Publicado por Andrea Cortiano em 15 julho 2013 no JORNAL CELESTIAL

snowden, nobel de paz, prêmio nobel, edward snowden, cia, espionagem

© TELEGRAFIST

Um membro da Real Academia Sueca de Ciências e professor de ociologia da Universidade de Umea, Stefan Svallfors, enviou uma carta ao Comitê Nobel norueguês, na qual se expressou a favor da atribuição do Prêmio Nobel da Paz a Edward Snowden.

A carta nota que os esforços heróicos de Snowden, feitos em detrimento da sua situação pessoal, lançam luz sobre o extenso trabalho de espionagem que está sendo realizado pelos Estados Unidos.

“Graças à coragem de Snowden, o nosso mundo se tornou melhor e mais seguro”, disse o professor Svallfors.

Extraído de: http://portuguese.ruvr.ru/news/2013_07_15/Edward-Snowden-nomeado-pa...

 

Perseguido pelas autoridades norte-americanas, Edward Snowden foi proposto para Nobel da Paz. Antes, já acontecera o mesmo a Bradley Manning, outro alvo dos EUA.

Margarida Mota

Segunda feira, 15 de julho de 2013

Edward Snowden, durante um encontro com ativistas dos direitos humanos, no aeroporto Sheremetyevo, em Moscovo, no passado dia 12

Human Rights Watch/Reuters Edward Snowden, durante um encontro com ativistas dos direitos humanos, no aeroporto Sheremetyevo, em Moscovo, no passado dia 12

Um professor de sociologia da Universidade Umea (Suécia) propôs o nome de Edward Snowden para o Prémio Nobel da Paz, numa carta endereçada ao Comité Nobel e publicada no jornal sueco "Västerbottens-Kuriren".

"Edward Snowden - num esforço heróico com altos custos pessoais - revelou a existência e a dimensão da vigilância que o Governo dos EUA dedica às comunicações eletrónicas em todo o mundo, em violação das leis nacionais e dos acordos internacionais", escreveu Stefan Svallfors. E com isso, "ajudou a tornar o mundo um pouco melhor e mais seguro".

Svallfors compara o ato de Snowden aos julgamentos de Nuremberga (1945), onde o argumento "Eu estava apenas a cumprir ordens" não foi considerado uma desculpa aceitável para os nazis que perpetraram atrocidades.

Para este professor universitário sueco, dar o Nobel da Paz a Edward Snowden também ajudaria o Comité norueguês a recuperar do "descrédito em que incorreu pela decisão precipitada e mal concebida de atribuir ao Presidente dos EUA, Barack Obama, o prémio em 2009".

Manning também está na corrida

Anteriormente, a 30 de junho, num artigo publicado no diário britânico "The Guardian", Mairead Corrigan-Maguire, fundadora do Movimento Paz da Irlanda do Norte (que recebeu o Nobel da Paz em 1976), já tinha defendido a atribuição do galardão a Bradley Manning, o soldado norte-americano que esteve na origem da fuga de informação do caso WikiLeaks.

"A sua incrível divulgação de documentos secretos para a WikiLeaks ajudou a acabar com a guerra no Iraque e pode ter ajudado a prevenir outros conflitos noutros lugares", escreveu a irlandesa.

"Por todo o mundo, Manning é saudado como um pacificador e um herói. A sua nomeação para o Nobel da Paz reflete-o. Na sua América natal, Manning está a ser julgado por acusações de espionagem e 'ajuda ao inimigo'. Isto não devia servir para refutar a sua candidatura - mas antes ser a constatação que ele está em boa companhia. A política birmanesa Aung San Suu Kyi e o escritor chinês Liu Xiaobo receberam o prémio quando estavam presos pelos seus próprios países", sustenta a premiada com o mesmo galardão.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/snowden-proposto-para-o-nobel-da-paz=f82053...

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário