Varejistas do Ceará atendidos pela Rede de Fortalecimento do Comércio Familiar de Produtos Básicos (Refap) vão se reunir na capital do estado, entre os dias 27 e 30 de setembro, para o III Encontro Nacional da Refap. O objetivo é avaliar o andamento das ações voltadas ao apoio aos varejistas.
No dia 27 serão oferecidas palestras voltadas ao associativismo. Já nos dias seguintes serão discutidos os normativos que regem a operacionalização do programa. Nos anos anteriores este encontro ocorreu em Brasília (2009) e em João Pessoa (2010).
A Refap é uma ação que existe desde 2004. A partir de 2009 passou a ser coordenada pela Gerencia de Apoio ao Varejo de Pequeno Porte (Gevap), da Conab.
Trata-se de uma de uma associação voluntária que reúne agentes públicos e pequenas unidades varejistas que operam com produtos de linha básica para consumo.O objetivo é contribuir com a modernização e o fortalecimento dos varejistas filiados por meio de ações de empreendedorismo, para que eles possam concorrer com os grandes mercados.
A Conab realiza ações de conscientizarão, palestras e capacitação para esses grupos. “É um processo longo e que exige um trabalho constante.Um dos nossos objetivos é fazer com que esses varejistas deixem de ser concorrentes e se tornem parceiros, utilizando os conhecimentos do cooperativismo e do associativismo”,explica o gerente da Gevap, José Antônio da Costa.
O publico-alvo são mercearias de bairros localizados nas periferias dos grandes centros urbanos. São beneficiadas famílias que tenham renda renda inferior a cinco salários mínimos. No total o Brasil já conta com 970 varejistas cadastrados na Refap, sendo que 339 já integram uma central de negócios. Atualmente, sete estados já contam como apoio da rede: Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco e Amazonas.
(Antônio Nogueira/Conab)
Mais informações: (85) 3254-1019 www.conab.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário