sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Produção de conhecimento é o futuro do Brasil, defende Mercadante

 

 

 

 

 

 

 

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloysio Mercadante, em reunião com a bancada do PT na Câmara dos Deputados, destacou os avanços e projetos do governo na área e defendeu o investimento no setor como chave para o futuro do País. O ministro apresentou aos parlamentares petistas um cenário minucioso da ciência e tecnologia no mundo e mostrou como o Brasil está situado nos diversos segmentos do setor. Mercadante falou também sobre algumas das apostas estratégicas do governo federal para que o desenvolvimento econômico e social do País seja impulsionado por esta área.

O ministro ressaltou o caráter prioritário que o governo tem dado à pasta. “A presidenta Dilma tem dado muito apoio às nossas iniciativas e tem forte compromisso com a agenda da ciência, tecnologia e inovação. Pela primeira vez a área de ciência e tecnologia entra como o terceiro grande objetivo do Brasil no Plano Plurianual”, disse Mercadante.

O líder do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira (SP), enalteceu a atuação do ministério e a mudança de rumos na política de ciência e tecnologia.

“Desde o governo Lula o Brasil começou a reverter a sua trajetória histórica de depender fortemente do setor agrário e agora passamos a investir fortemente na produção de conhecimento, de inovação tecnológica. O ministro Mercadante nos mostrou isso na reunião e apontou as estratégias do governo Dilma para acelerarmos a nossa caminhada nesse sentido e termos uma Nação com um futuro muito menos dependente do que temos hoje”, comemorou o líder.

A exemplo do líder Paulo Teixeira, o deputado Sibá Machado (PT-AC) entende que o Brasil deve diminuir o peso do agronegócio na economia e fortalecer os setores que produzem tecnologia e conhecimento. “O Brasil não pode se acostumar a ter um PIB cuja composição tem um percentual altíssimo de commodities e de produtos com baixíssimo valor agregado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário