Crédito: Spaceweather.com
Esta manhã, a mancha solar [1283], produziu um surto de classe solar M 5.3. O Observatório Dinâmico Solar da NASA registrou o clarão de radiação ultravioleta extrema. Por causa da localização central da mancha sobre o disco solar, a erupção foi dirigida diretamente para a Terra. No momento da explosão, em torno do local, um número grande de nuvens de plasma, já estavam serpentiando longe do sol, acrescentando um elemento de confusão para a análise, mas a provável onda de choque deve ser esperada, que atinja nosso campo magnético entre 8 e 9 de setembro.
A poucas horas atrás, uma nova ejeção de massa coronal (CME), de classe X Class Flare, indicada em vermelho no leitor de análise, foi registrada e seus níveis no gráfico de Raios-X podem ser vistos na figura abaixo. Esta nova CME apresentou níveis mais elevados, entretanto seus efeitos em nossa magnetosfera só serão sentidos daqui a 72 horas aproximadamente.
Crédito: NOAA
Podemos concluir com isso que o Sol, entrou em uma nova fase de alta atividade e as manchas ativas, apresentadas no disco solar, estão bem de frente para nós.
Estamos atentos ...
Fonte: NOAA - SOHO - Spacewaether.com
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul ©©: http://projetoquartzoazul.blogspot.com/#ixzz1XDzXwQqt
Nenhum comentário:
Postar um comentário