segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Municípios do CE estão fora da lista de cidades com risco de epidemia de dengue

 

Fortaleza, que no ano passado estava em estado de alerta, passou para situação considerada satisfatória.

Por: Roberta Farias

Um levantamento divulgado nesta segunda-feira-feira (5) pelo Ministério da Saúde mostra que 48 municípios brasileiros estão em situação de risco para epidemia de dengue. Fortaleza e as demais cidades do interior cearense estão foram da lista. Os estados que compõem a relação fazem parte, em sua maioria, das regiões Norte e Nordeste.

São eles: Mato Grosso, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Pará, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Norte, Acre, Minas Gerais, São Paulo, rio de Janeiro e Paraná. As cidades englobam 4,65 milhões de pessoas.

Cidades e bairros com nível de infestação acima de 3,9% são tidas como em risco de surto iminente. Com índices entre 1 e 3,9, a cidade é classificada como em alerta. Abaixo de 1, em situação satisfatória.

Entre as capitais em situação de alerta, destacam-se Salvador, com índice de infestação de 3,5%; Recife (3,1); Belém (2,2); São Luis (1,6%); e Aracaju (1,5%). Fortaleza e Natal, que no ano passado estavam em estado de alerta, passaram para situação considerada satisfatória, com índices de infestação de 0,9 e 0,8, respectivamente.

Para colhimento dos dados, participaram do estudo 561 cidades do país. Segundo o ministério, 236 cidades estão em alerta - onde vivem 44,4 milhões de pessoas - e 277 possuem índice satisfatório. A análise foi feita a partir do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Lira) no período de outubro a novembro deste ano.

*Com informações da Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário