A economia brasileira cresceu 1,5% no segundo trimestre de 2013 em relação ao trimestre anterior. Em relação ao segundo trimestre do ano passado, o crescimento foi de 3,3%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
LEIA MAIS:
- Agronegócio puxa mais uma vez crescimento da economia do país
- PIB do Brasil cresce mais que de EUA e Coreia; perde para China e Indonésia
- Veja como o desempenho do PIB afeta os seus investimentos
- Entenda como é feito o cálculo do PIB
- Apesar de alta do PIB, cenário adverso adia promessa de retomada
Na comparação com o primeiro trimestre, a economia do país registrou o maior avanço desde o começo de 2010 (2% no 1º trimestre de 2010). Já em relação ao mesmo período do ano anterior, a alta registrada é a maior desde o primeiro trimestre de 2011 (4,2%).
Em valores correntes, o PIB (Produto Interno Bruto) alcançou a marca de R$ 1,2 trilhão. No acumulado do primeiro semestre, a economia brasileira cresceu 2,6% em relação a igual período de 2012.
Nos três primeiros meses deste ano, a economia brasileira tinha crescido 0,6% em relação ao trimestre anterior, e 1,9% em relação ao primeiro trimestre de 2012.
O IBGE também revisou dados do ano passado: o PIB cresceu 0,8% no quarto trimestre sobre o terceiro trimestre, e não 0,6%, como tinha sido anunciado inicialmente.
Todos os setores crescem em relação ao 1º tri; destaque para agropecuária
O destaque foi a agropecuária, que cresceu 3,9% no segundo trimestre em relação aos três primeiros meses do ano. Em relação a 2012, o crescimento chegou a 13%.
A indústria, que vinha patinando nos últimos trimestres, também registrou um forte crescimento: teve expansão de 2% em relação ao 1º trimestre, e de 2,8% em relação ao mesmo período de 2012.
O setor de serviços ficou na lanterna, com expansão de 0,8% em relação ao trimestre anterior, e de de 2,4% em relação ao mesmo trimestre de 2012.
economia.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário