Eliomar de Lima
“Três grandes alianças entre os principais caciques do PT disputam a sucessão de Luizianne Lins no comando estadual do partido. As inscrições se encerraram na noite de ontem. Desponta como favorito Francisco de Assis Diniz, ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Ceará e atual presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), vinculado ao Governo do Estado. Diassis, como é conhecido, é ligado ao líder do PT na Câmara dos Deputados, José Guimarães. Ele disputa ainda em aliança com os deputados federais José Airton Cirilo e Ilário Marques.
Pelo grupo de Luizianne, o candidato é Guilherme Sampaio, líder da oposição ao prefeito Roberto Cláudio (PSB) na Câmara Municipal de Fortaleza. O vereador tem apoio também do grupo do senador José Pimentel, líder do governo Dilma Rousseff (PT) no Congresso Nacional. Outro terceiro polo na disputa é representado pelo sindicalista José Maria Castro. Ligado ao secretário estadual da Cultura, Francisco Pinheiro, ele tem ainda o apoio do deputado federal Artur Bruno e do ex-presidente da Câmara de Fortaleza, Acrísio Sena. Também estão na disputa Antônio Ibiapino e Eudes Baima, que concorrem por grupos menores dentro da legenda.
O cenário representa o racha entre as várias forças que elegeram Luizianne Lins presidente do PT em 2009. Na época, Ilário comandava a legenda em linha de confronto com o governador Cid Gomes (PSB), após décadas de predomínio do grupo de Guimarães. Diante do resultado imprevisível do embate com o então dirigente da sigla e da dúvida sobre o posicionamento do grupo de Luizianne, o hoje líder petista articulou grande aliança em torno da então prefeita de Fortaleza. Contrariado, Ilário retirou a candidatura e ela foi confirmada no cargo. Agora, fora do Paço Municipal, o acordo para elegê-la se rompeu em várias frentes diversas.
Fortaleza
A eleição para o comando do PT de Fortaleza deverá refletir mais ou menos a mesma correlação de forças. Pelo grupo de Luizianne, à frente do diretório há mais de uma década, o candidato deverá ser Elmano de Freitas, derrotado no ano passado na disputa para prefeito de Fortaleza. Com apoio do grupo de Guimarães, o mais cotado para concorrer é José Airton Cirilo. E, ao lado de Bruno e Pinheiro, Acrísio será candidato. As inscrições de candidato para o diretório municipal vão até 11 de setembro.”
(O POVO)
Nenhum comentário:
Postar um comentário