O governo federal anunciou ontem um acordo para a redução dos preços de hotéis do Rio de Janeiro, durante a Rio +20. Segundo a Casa Civil, o acordo foi firmado entre a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro, que representa a maioria dos hotéis, a Terramar, agência operadora do evento, e representantes de várias redes hoteleiras que atuam no Rio de Janeiro.
A redução do custo de hospedagem será entre 25% e 60%. Isto se deve ao fim da cobrança do comissionamento pela operadora sobre as diárias das comitivas e pela extinção da obrigatoriedade de compra de pacotes com diárias mínimas entre 12 e 19/06 e 12 a 23/06.
O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), lembra que o início das discussões sobre os preços cobrados pelo setor hoteleiro aconteceu na semana passada quando ele foi comunicado que a delegação de deputados do Parlamento Europeu havia cancelado a vinda ao Brasil em função dos altos preços de hospedagem no Rio de Janeiro. Pelo mesmo motivo, o presidente determinou que a Câmara não pagar ia pelas diárias dos deputados.
Marco Maia também solicitou à Consultoria da Casa um levantamento sobre projetos de lei que pudessem regular o mercado hoteleiro no país. “Infelizmente, os hotéis são regidos pela lei de mercado e não havia como a Câmara legislar sobre o tema. Mas, expondo o problema, discutindo com o setor, conseguimos amenizar os altos custos cobrados pelos hotéis”, comemorou Marco Maia.
Ainda segundo a Casa Civil, o acordo será acompanhado por uma comissão composta pelo presidente da Embratur, Flavio Dino, pelo secretário-executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão, e o secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça, Vinícius Marques de Carvalho.
PT na Câmara
Nenhum comentário:
Postar um comentário