O Brasil tem totais condições de crescer com vigor no próximo ano...
A presidenta Dilma Rousseff foi realista ao dizer ontem (5 feira) que espera um "pibão grandão" para 2013. O Brasil tem totais condições de crescer ao menos 4% no próximo ano.
As diversas medidas já adotadas pelo governo neste ano estão preparando a retomada mais vigorosa do crescimento em 2013. Dilma afirmou com razão que o governo está melhorando o ambiente de negócios no Brasil: "Nosso objetivo é tornar a carga tributária menor, eliminar a logística cara, queremos estabilidade para que as pessoas invistam. Teremos 2013 de crescimento e avanço sustentável".
Dilma lembrou que, com o lançamento do pacote para os aeroportos, o governo concluiu ontem uma reestruturação logística do país. Isso inclui também os incentivos já anunciados aos setores portuário, ferroviário e rodoviário.
Dilma anunciou ontem que os aeroportos do Galeão (RJ) e de Confins (MG) terão concessões privadas. Ela também anunciou investimentos públicos de R$ 7,3 bilhões em 270 aeroportos regionais. Destes, 17 serão construídos em 2013. Essas medidas vão aumentar a infraestrutura para voos executivos e táxi aéreo.
E é preciso lembrar também das desonerações feitas pelo governo ao longo do ano. Nesta semana mesmo, houve o anúncio de um pacote de R$ 4,5 bilhões .
E mais: a redução das tarifas de energia para o próximo ano e o câmbio num nível mais real também vão ajudar a ter um 2013 bem melhor.
Por último, não devemos esquecer que, com a decisão de reajustar o preço da gasolina, haverá a retomada de investimentos anteriores da Petrobras e mais recursos para o setor.
É por tudo isso que Dilma tem razão ao esperar um “pibão grandão” para 2013.
(Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
Nenhum comentário:
Postar um comentário