O segundo turno das eleições municipais em cinquenta cidades brasileiras consolidaram nesse domingo o Partido dos Trabalhadores como a maior legenda do País. Foi o campeão de votos e passa agora a governar 635 cidades no País, das quais, quatro capitais (São Paulo, Goiânia, João Pessoa e Rio Branco), um crescimento de 14% em relação a 2008 (558 prefeituras).
Das 85 maiores cidades brasileiras, foi o grande vitorioso, conquistando 16 delas. Ontem, conquistou também as prefeituras de Vitória da Conquista (BA), Niterói (RJ), Guarulhos (SP), Mauá (SP) e Santo André (SP). Em São Paulo, das sete mais populosas cidades, seis estarão com o PT a partir de 2013.
O líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto (SP), comemorou a consolidação do partido e o apoio expressado pela população brasileira ao projeto que vem sendo implementado desde 2003, primeiro com Lula e, agora, com a presidenta Dilma Rousseff.
Para ele, a eleição do petista Fernando Haddad para prefeito de São Paulo, a maior cidade brasileira, é estratégica e representa um marco para a transformação de São Paulo e também do Brasil, dada a importância da cidade para o cenário nacional.
Na análise do líder, a vitória expressiva de Haddad (55,57% dos votos válidos) diante do tucano José Serra e de outros candidatos petistas em todo o País deixou claro que o povo não se ilude pelas baixarias e nem distorções promovidas pela oposição e pela mídia conservadora a respeito do julgamento da Ação Penal 470 (o chamado “mensalão”) e da questão da ética.
“A população brasileira manifestou o apoio ao projeto do PT que desde 2003 tem transformado o Brasil para melhor, com crescimento, justiça social, geração de emprego e renda. O nosso projeto é diferenciado, pois apoia as camadas desfavorecidas e promove justiça social”.
O líder destacou também o olhar estratégico do ex-presidente Lula, por ter lançado Haddad como candidato, mesmo sem nunca ter disputado um cargo eletivo, apostando na inovação e num nome que empunha as principais bandeiras do PT para transformar São Paulo. “Lula mostrou que tem muito o que contribuir para a política brasileira e para a transformação do Brasil”.
“Os números mostram que apostar contra o PT e Lula, como fizeram a oposição e parte da mídia, é um erro, pois o povo apoia o nosso projeto vitorioso. O PT é o partido mais popular; nosso partido, desde 2003, no governo central, tem implementado mudanças históricas que têm colocado o Brasil num outro patamar no plano mundial, com crescimento e justiça social.”
Estatísticas – No primeiro turno, o Partido dos Trabalhadores teve 17.198. 959 votos. O PT elegeu 5.164 vereadores, portanto, 1.901 a mais do que em 2008. No segundo turno das eleições municipais, o PT disputou 21 prefeituras e conquistou 6.961.346 votos, sendo o partido mais votado. A oposição murchou, em termos de números de prefeituras: o PSDB, que em 2008 tinha 791 prefeituras, caiu para 702, queda de 11%. O DEM (ex-PFL) despencou: tinha 496 prefeituras e neste ano caiu para 278, queda de 44%. O PT, em contraste, continua crescendo: tinha 558 prefeituras e passou para 635. Com relação ao ano 2000, praticamente quintuplicou o número de prefeituras.
Liderança do PT na Câmara
Nenhum comentário:
Postar um comentário