A produção da indústria aumentou em 9 dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de julho para agosto, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (9). A retomada do crescimento da atividade industrial coincide com um conjunto de medidas implementadas pela presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Houve incentivos à indústria, ao consumo interno e às exportações, além de medidas de estímulo à contratação de mão de obra.
O resultado é que os indicadores apontam para um crescimento de até 4% no PIB para 2013, mas os dados apurados no terceiro trimestre deste ano, e confirmados agora, mostram que o País já cresce, neste último trimestre do ano, no ritmo previsto para o próximo período.
O líder da Bancada do PT, deputado Jilmar Tatto (SP), ressaltou a importância do papel do governo do PT e aliados para o estímulo da economia. “A desoneração de impostos, a criação de mecanismos de financiamento, a prioridade para a indústria nacional e o investimento em ciência e tecnologia são estratégias que dão resultado. O Brasil está reagindo de forma positiva, para a geração de empregos e renda, em que pese a crise internacional. O resultado desse conjunto de medidas é o aumento da produção industrial e a projeção de um crescimento substantivo daqui para a frente”, disse.
Goiás, com crescimento de 10,3%, apontou o avanço mais acentuado, compensando parte da queda de 13,3% verificada em julho. Os demais locais que registraram expansão na produção acima da média nacional (1,5%) foram: Amazonas (7,6%), que eliminou o recuo de 5,5% verificado em julho último, Rio Grande do Sul (4,8%), Minas Gerais (3,3%), Paraná (3,0%) e São Paulo (2,7%), enquanto Rio de Janeiro (0,6%), Santa Catarina (0,5%) e Bahia (0,1%) completaram o conjunto de locais com taxas positivas.
Da Liderança do PT na Câmara
Nenhum comentário:
Postar um comentário