Um terremoto de 7,7 graus de magnitude atingiu na noite desse sábado (20h04 no horário local, 1h04 de Brasília deste domingo) o oeste do Canadá, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). A profundidade do tremor foi de 17,5 km.
O Centro de Alarmes de Tsunamis no Pacífico emitiu um alerta para o Havaí, nos Estados Unidos. De acordo com o comunicado, foi gerado um tsunami que pode causar danos na costa de todas as ilhas que compõem o arquipélago, e ações urgentes devem ser tomadas para a proteção de vidas e propriedades. Ainda segundo o órgão, ondas do tsunami devem atingir a costa do Havaí por volta de 22h28 do horário local (6h28 do horário de Brasília deste domingo).
A cidade mais próxima do epicentro é Masset, a 139 km e localizada em um arquipélago na província de Columbia Britânica, que tem em Vancouver a maior cidade. O Alasca, nos Estados Unidos, fica a cerca de 625 km do ponto onde o tremor aconteceu.
Uma série de pelo menos dez terremotos, sendo o mais forte de 5,1 graus, e o menor de 4,1 graus, com profundidades de cerca de 10 km, foram registrados quase no mesmo local na sequência.
Após uma reavaliação, o USGS elevou a intensidade do tremor. O primeiro boletim emitido pelo instituto indicava um terremoto de 7,1 graus na escala Richter.
Ainda não há informações sobre danos ou possíveis vítimas. O Centro de Alertas de Tsunami do Alasca e Costa Oeste, dos Estados Unidos, também emitiu um alerta de tsunami para a região.
Agência EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário