O Partido dos Trabalhadores está em ascensão no Brasil. As políticas de inclusão social, de desenvolvimento econômico com geração de emprego e distribuição de renda e de fortalecimento do mercado interno foram aprovadas pelos eleitores que foram ontem às urnas. Com 99% dos votos apurados, o partido garantiu 550 prefeituras. Além disso, das 50 cidades onde haverá segundo turno, o PT está na disputa em quase metade delas – 22 cidades, incluindo seis capitais.
O PT conquistou, em primeiro turno, a prefeitura de Goiânia, com a reeleição de Paulo Garcia, e de grandes cidades como Uberlândia (MG), com a eleição do deputado Gilmar Machado, e São José dos Campos (SP), com o deputado Carlinhos Almeida. Conquistou também a reeleição de Luiz Marinho, em São Bernardo (SP), e de Antônio Gomide, em Anápolis (GO).
Pode ganhar ainda seis capitais: São Paulo, com Fernando Haddad; Salvador (BA), com o deputado Nelson Pellegrino; Fortaleza (CE), com Elmano Freitas; João Pessoa (PB), com Luciano Cartaxo; Rio Branco (AC), com Marcus Alexandre; e Cuiabá (MT), com Lúdio Cabral.
O líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto (SP), avaliou que o partido cresceu em todo o território nacional. “Foi uma vitória expressiva do maior partido do País. O povo confirmou nas urnas que aprova a luta do governo petista para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros”, afirmou. Para Jilmar Tatto, o eleitor sinalizou que quer a continuidade das políticas iniciadas pelo governo Lula e que tiveram continuidade com a presidenta Dilma Rousseff. “É um projeto de inclusão social, de distribuição de renda e de crescimento econômico que está dando certo”, concluiu.
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, creditou a vitória que o partido obteve em todo o País ao modo petista de governar, com inclusão social, cidadania e participação popular. “Com os governos de Lula e Dilma, o Brasil voltou a crescer, a vida do povo melhorou, abriram-se oportunidades para todos”, afirmou. Ele citou que, com a ampliação dos programas do governo federal e dos recursos para o Bolsa Família, mais de dois milhões de famílias extremamente pobres poderão ter uma vida melhor.
Segundo Turno – O deputado Fernando Marroni (PT-RS) vai disputar o segundo turno em Pelotas (RS). Entre outras, o partido disputa também em segundo turno, as prefeituras de Maringá (PR), com Ênio Verri; Juiz de Fora (MG), com Margarida Salomão; Guarulhos (SP), com Sebastião Almeira;
Cascavel (PR); com Professor Lemos; Ponta Grossa (PR), com Péricles; Niterói, com Rodrigo Neves; Petrópolis, com Paulo Mustrangi; Campinas (SP), com Márcio Pochmann; Taubaté (SP), com Isaac do Carmo; Montes Claros (MG), com Paulo Guedes; Diadema (SP), com Mário Reali; Mauá (SP), com Donisete Braga; Santo André (SP), com Carlos Grana; Vitória da Conquista (BA), com Guilherme Menezes; e Contagem (MG), com Durval Ângelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário