Sediado em Foz do Iguaçu (PR), região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, o I Encontro Mundial de Blogueiros contou com 468 participantes vindos de 23 países e de 17 estados brasileiros. Ao todo, foram quase 20 horas de debates que abordaram desde a Primavera Árabe – movimento impulsionado pelas redes sociais – até a ocupação em Wall Street, passando pelos protestos na Espanha, Grécia e outros países europeus e pela discussão sobre a regulamentação da mídia no Brasil.
O deputado André Vargas (PT-PR), secretário nacional de Comunicação do PT, participou da abertura do Encontro, na quinta-feira (27) e acompanhou parte dos debates através da Internet. “Esse encontro representa uma oportunidade de bebermos a energia onde ela existe, não a energia da usina de Itaipu, mas a energia de quem acredita que o acesso à informação seja um direito de fato. Essas pessoas estão fazendo história nos seus países, nas suas cidades, e o fato do encontro acontecer na tríplice fronteira tem a ver também com a história recente do Brasil, já que o governo Lula se voltou para a América Latina. Com a mídia monopolizada que temos, controlada pelo poder econômico, com a falta de um marco regulatório, com a ausência de uma lei de imprensa que regulamente o direito de resposta, não vamos conseguir construir uma sociedade nova”, opinou Vargas.
O porta voz do WikiLeaks, o jornalista Kristinn Hrafnsson, falou sobre os boicotes que a entidade tem sofrido e afirmou que os blogs possuem um papel muito importante na promoção da transparência e da liberdade de expressão. Já o jornalista francês Ignacio Ramonet enalteceu o potencial da Internet, mas frisou que as mudanças reais são feitas por pessoas e ideias, não por máquinas.
Carta – Ao final do evento foi aprovada a “Carta de Foz do Iguaçu”, que defende a elaboração de “novos marcos regulatórios da comunicação, que incentivem os meios públicos e comunitários” e reafirma a importância da “luta pela liberdade de expressão, que não se confunde com a liberdade propalada pelos monopólios midiáticos, que castram a pluralidade informativa”, além de apontar o direito humano à comunicação como “uma questão estratégica” e se colocar “contra qualquer tipo de censura ou perseguição política dos poderes públicos e das corporações do setor”. A carta está disponível no site www.blogueirosdomundo.com.br
Também ficou deliberado que o II Encontro Mundial de Blogueiros acontecerá em novembro de 2012, novamente em Foz do Iguaçu. Em maio ainda ocorrerá o III Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, em Salvador (BA). A ministra das comunicações do Peru, Blanca Josales, participou de uma das mesas do encontro e anunciou que em julho de 2012 o seu país sediará o I Encontro Latino-Americano de Comunicadores Digitais, em Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário