O deputado federal Emiliano José (PT-SP) destacou em discurso na tribuna semana passada os avanços que o Brasil passou a ter com as políticas afirmativas adotadas desde 2003, com o ex-presidente Lula e agora com Dilma Rousseff. “É possível comemorar, principalmente com a política de cotas para o ensino superior, o que tem melhorado a vida dos jovens negros e negras em todo o País”, disse o parlamentar.
O discurso foi feito a propósito do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no domingo, 20. Para o deputado, a data é resultado das lutas de organizações do movimento negro para a consolidação de Zumbi dos Palmares como herói e liderança maior da luta contra a escravidão no Brasil. “Zumbi torna-se, assim, com justiça, uma referência e um símbolo a ser reverenciado por todos os brasileiros. Isso é uma conquista política e cultural. Os nossos heróis, heróis do povo, vão sendo aos poucos, reconhecidos, não sem luta, muita luta”.
De acordo com números divulgados, só nas universidades públicas existem mais de 110 mil cotistas espalhados em 140 instituições de ensino superior público que adotaram o sistema de cotas. Se for somado aos estudantes que chegam às instituições privadas de ensino superior por meio do Prouni, o número sobe para 400 mil estudantes afro-brasileiros, de acordo com o parlamentar petista. “Nunca, na história do Brasil, o acesso às universidades esteve tão próximo dos estudantes negros. Foi preciso que um operário sem diploma superior promovesse isso. E que uma mulher como Dilma seguisse com a mesma política”, destacou Emiliano.
Veja matéria completa no site www.informes.org.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário