“À revelia da resistência de parte da categoria, o Governo do Ceará e o Sindicato dos Professores (Apeoc) consagraram ontem o desfecho de um traumático ciclo de negociações. Em reunião no Palácio da Abolição, as duas partes fecharam a proposta que será encaminhada à Assembleia Legislativa, com previsão de 15% de aumento para os profissionais – sendo que metade será pago este ano e a outra parte em janeiro de 2012.
Hoje, Secretaria da Educação, Procuradoria Geral do Estado e Secretaria do Planejamento e Gestão se encontram para elaborar a matéria. A intenção do Executivo é que a proposta seja votada na Assembleia em dezembro.
Segundo uma das dirigentes da Apeoc, Maria da Penha, o clima do encontro foi tranquilo. A proposta inclui, ainda, gratificação adicional de 10% para professores com mestrado e de 30% para os que possuem doutorado. O Governo também prevê aumento progressivo da parcela dos recursos do Fundo da Educação Básica (Fundeb) destinada ao pagamento de salários.
Embora a Apeoc considere positivo o fim das negociações, parte da categoria – sobretudo na Capital – é contra a conclusão das negociações. De acordo com o professor Airton de Farias, a principal reivindicação da categoria não foi acatada: repercussão do aumento salarial em todos os níveis da carreira.”
(O POVO)
Nenhum comentário:
Postar um comentário