Uma série de reportagens sobre a indústria do luxo no Brasil, publicadas no diário "International Herald Tribune", a versão internacional do nova-iorquino "The New York Times", afirmam que o setor está vivendo um tal boom no país que, em breve, faltará oferta para tanta procura.
O aquecimento do mercado brasileiro de bens de luxo é traduzido no título de umas das reportagens do especial, "Procura-se: Lugares para Gastar Dinheiro".
"Com uma economia que cresceu 7,5% em 2010, os brasileiros –em particular os moradores das grandes metrópoles na metade sul do país –têm bastante dinheiro para gastar. Em breve, porém, parece que não terão mais lugares suficientes onde gastá-lo", diz a reportagem.
O texto chega a se perguntar se "a onda da moda (alta costura)" no Brasil está "suplantando a sua cultura de praia".
Segundo uma consultoria citada no especial, Bain & Co., de Boston, o mercado de luxo no Brasil já atinge o valor de US$ 2,5 bilhões, e a expectativa é de que cresça a uma taxa de 10% a 15% ao ano nos próximos cinco anos –dois a três vezes mais rápido que na Índia, para efeito de comparação.
"Mas por questões de tradição e de segurança, à exceção de um pequeno número, quase todas as compras de bens de luxo são feitas em shopping centers. E apesar da economia em crescimento e de uma população estimada em 203,5 milhões de habitantes, o país tem apenas 418 shoppings com mais de 5 mil m²", afirma a reportagem
FOTO: Vista da luxuosa rua Oscar Freire, em São Paulo
http://estilo.uol.com.br/moda/ultimas-noticias/bbc/2011/11/10/explosao-de-consumo-falta-de-oferta-para-mercado-de-luxo-no-brasil-diz-jornal.htm
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