quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O PSB foi o partido que mais elegeu prefeitos no Ceará

 

Aécia Leal- Soltando o verbo

Com a vitória de Roberto Cláudio em Fortaleza, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) somou 41 candidatos a prefeito eleitos no Ceará nas Eleições de 2012. A vitória na Capital reforçou a primazia do partido, que figura como o que elegeu o maior número de prefeitos entre os 184 municípios do Estado.
...

O Partido dos Trabalhadores ficou em segundo lugar, com 31 prefeitos eleitos no Ceará, seguido do Partido Social Democrático (PSD) e do Partido do Movimento Democrático do Brasil (PMDB), com 27 e 21 prefeitos eleitos, respectivamente. Das 184 cidades cearenses, 16 serão geridas por prefeitos do Partido Republicano Brasileiro (PRB) a partir de 2013. O Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) elegeram oito prefeitos cada um. Os demais partidos, PC do B, DEM, PHS, PP, PPL, PR, PSC, PSDC, PSL, PTB e PV,
elegeram entre sete e um prefeitos no Ceará.
Em 2008, nas últimas eleições municipais, o PSB garantiu o governo de 22 municípios do Ceará, contra somente 14 do PT. No Interior Nas grandes cidades do Interior do Ceará, como Sobral, Juazeiro do Norte, Barbalha e Quixadá, a divisão dos partidos está balanceada. Em Sobral e Barbalha, o Partido dos Trabalhadores, com José Clodoveu "Veveu" de Arruda Coelho Neto e José "Zé" Leite Gonçalves Cruz, conquistou a prefeitura.

Dentre os 21 eleitos no Estado do Partido do Movimento Democrático do Brasil (PMDB), o partido conquistou a prefeitura de Juazeiro do Norte no último dia 7 de outubro, com Raimundão. Em Quixadá, a prefeitura foi conquistada por João Hudson Rodrigues Bezerra, o João da Sapataria, do Partido Republicano Brasileiro (PRB). No País. No Brasil, diferentemente do Ceará, o PMDB conquistou o maior número de prefeituras no primeiro turno das eleições deste ano, com 1.035 prefeitos eleitos no País. Apesar de terem ganhado em número de prefeituras, os peemedebistas foram superados em números de votos pelos candidatos do Partido dos Trabalhadores, que somaram 17.188.748 votos frente aos 16.665.662 conquistados pelos candidatos do PMDB. Em relação ao número de prefeituras no País, o PT ficou em terceiro, com 648 municípios.

2º turno

Entre as capitais onde houve segundo turno, o PSDB foi o partido com maior número de candidatos - oito -, seguido pelo PT, com seis; o PMDB, PSB e PDT, com três cada; e o PSOL, com dois. O PPS, PCdoB, PP, PSC, PV, DEM, PTC, PSD e PTB têm um candidato cada na disputa.
Fonte: Helvécio Martins via facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário