Os consumidores com mais de 60 anos devem movimentar neste ano R$ 400 bilhões, informou a edição de domingo a Folha de S. Paulo. Segundo o jornal, esse valor é correspondente ao PIB da Irlanda, é 45% maior do que há cinco anos.
De acordo com a reportagem, são 22,3 milhões de pessoas, das quais 5,4 milhões ainda estão no mercado de trabalho, com ou sem carteira assinada. “Apesar desse potencial de consumo, o varejo ainda dá pouca atenção à chamada terceira idade”, diz o jornal.
Agora é que o comércio começou a se preocupar de fato com hábitos e costumes desse consumidor e a treinar seus funcionários para atender esse pessoal, segundo especialistas da área.
O mercado de turismo precisa ficar atendo. De acordo com o texto da Folha, sete em cada dez aposentados têm renda mensal garantida pela Previdência Social. “Ou seja 73,5% dos rendimentos desses consumidores mais velhos (ou R$ 295,6 bilhões) vêm de aposentadorias e pensões concedidas pelo INSS e somente 20% da renda deles depende da relação com o mercado de trabalho”, diz o jornal.
www.ivonildolavor.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário