Decisão foi tomada em reunião da deputada com dirigentes do PSB, após aliança do PT com Maluf; Erundina não gostou da forma como a aliança foi feita: Lula na casa do ex-prefeito
Ricardo Galhardo- iG São Paulo | 19/06/2012 18:03:49- Atualizada às 19/06/2012 19:31:39
A deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) desistiu nesta terça-feira de ser a vice na chapa de Fernando Haddad (PT), pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo. A decisão foi tomada em reunião de Erundina com o presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e com o vice-presidente nacional da sigla, Roberto Amaral.
Poder Online: Erundina entrou na reunião decidida, diz Eduardo Campos
+ Poder Online: Direção Nacional avisa PSB-SP que Erundina desistiu da vice
Leia também: Foto de Maluf com Lula foi o estopim para Erundina
Maluf e PT: Ao lado de Lula, adversário histórico do PT anuncia apoio a Haddad
Alan Sampaio / iG Brasília
Presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, anuncia desistência de Erundina como vice de Haddad
Erundina, segundo participantes da reunião, justificou a desistência não pelo apoio do ex-prefeito e deputado Paulo Maluf (PP-SP) a Haddad, mas sim pela forma como essa aliança com o partido do adversário histórico do PT foi feita e divulgada. A foto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado de Maluf foi o estopim da explosão de Erundina, que passou a rever a decisão de ser candidata. Entre ontem e hoje, a deputada acabou dando declarações contraditórias à imprensa: uma hora disse que estava fora da chapa e em outro momento afirmou que não era de recuar.
O apoio do ex-prefeito garante um acréscimo de 1 minuto e 35 segundos no tempo de TV da campanha de Haddad e risca da história do partido quase 25 anos de combate ao malufismo.
Ontem, Erundina disse a integrantes da direção do PSB ter se sentido desprestigiada por Lula, que se deslocou até a casa de Maluf hoje mas não foi à cerimônia de formalização de sua candidatura na sexta-feira. No entanto, na manhã desta terça-feira, em entrevista, Erundina havia descartado a hipótese de deixar a chapa de Haddad.
Alianças: Veja a passagem silenciosa de Lula pela casa de Maluf
De inimigo a aliado: Veja vídeos das brigas históricas de Maluf com o PT
Sobre Haddad: Maluf evita o bordão 'se não for um bom prefeito, não votem em mim'
O PSB, no entanto, reafirma o apoio a Haddad, assim como a própria Erundina. Ela, no entanto, disse que não tem mais condições de compor a chapa com o pré-candidato petista. Com a saída de Erundina, dois nomes são cotados no PSB: o advogado Pedro Dallari e o reitor da Uninove, Eduardo Storópoli. O partido, por outro lado, deixou o PT livre para escolher o novo vice, que não precisa ser um nome do PSB. O PT também poderia fechar a vice com o PCdoB e, nesse caso, a mais cotada é a deputada estadual Leci Brandão.
Agora, os três partidos iniciaram uma rodada de consultas separadamente para avaliar qual é a melhor saída para o apoio a Haddad. A interpretação da direção municipal do PSB é de que a fala de Eduardo Campos indica que ele abre mão de indicar a vice. Mas isso não significa que o PSB não vá indicar nenhum nome nem que o PT vá aceitar a indicação. Já para o PCdoB, a avaliação é que o cenário é cada vez mais favorável a Leci.
Nenhum comentário:
Postar um comentário