terça-feira, 7 de agosto de 2012

TIM derruba sinal de propósito, diz Anatel

Yahoo! Notícias – 3 horas atrás

Relatório da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), feito entre março e maio e entregue ao Ministério Público do Paraná, acusa a TIM de interromper de propósito chamadas feitas no plano Infinity, no qual o usuário é cobrado por ligação, e não por tempo.
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A agência monitorou todas as ligações no período, em todo o Brasil, e comparou as quedas das ligações de usuários dos planos da operadora.
A conclusão foi que a TIM "continua 'derrubando' de forma proposital as chamadas de usuários do plano Infinity". O documento apontou índice de queda de ligações quatro vezes superior ao dos demais usuários no plano Infinity - que entrou em vigor em março de 2009 e atraiu milhares de clientes.
O documento aponta ainda que em um só dia, mais de 8 milhões de usuários foram prejudicados por desligamentos de chamadas em todo o país e "foram gastos pelos usuários, 4,327 milhões de reais, num único dia, por serviços não prestados na sua totalidade pela operadora".
Nova suspensão:
Com base nos dados, o Ministério Público do Paraná entrou com pedido na Justiça para nova suspensão das vendas da operadora de telecomunicações TIM no Estado, exigindo que a companhia cumpra metas de qualidade da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A ação coletiva do MP paranaense busca ainda a cobrança de multa de pelo menos 500 mil reais por dia em caso de continuidade de vendas enquanto as metas de qualidade não forem cumpridas. "A promotoria pede que a TIM seja condenada a indenizar todos os consumidores de plano Infinity pelos prejuízos que sofreram desde seu lançamento, em março de 2009, com a devolução em dobro dos valores cobrados indevidamente pela operadora. Por fim, houve pedido de dano moral coletivo, por todos os inconvenientes causados aos consumidores paranaenses", afirma o MP paranaense.
A TIM já havido sofrido bloqueio nas vendas por parte da Anatel entre o final de julho e início deste mês no Distrito Federal e em 18 Estados, inclusive no Paraná, por conta de acusações de má qualidade de serviços. A sanção foi suspensa na última semana, depois que a operadora apresentou um plano de ação à autarquia.
Em nota, a TIM afirmou que "trabalha constantemente" para melhorar a qualidade em todo o país, e que o Paraná está contemplado em seu plano de investimentos para melhorias de qualidade.
De acordo com a empresa do grupo Telecom Itália, já foram investidos 95 milhões de reais no Estado neste ano para ampliação e modernização de rede. "Até o momento, 100 por cento dos equipamentos 2G (voz) foram modernizados. Serão instalados ainda cerca de 150 novos sites 2G e 3G ainda este ano", disse a nota.
Com informações da Reuters

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