sábado, 30 de janeiro de 2016

Alinhamento de 5 planetas é visível da Terra a partir desta quarta-feira


Sistema Solar

A partir desta quarta-feira, 27 de janeiro, até o próximo dia 20 de fevereiro, será possível ver da Terra um raro fenômeno astronômico: o alinhamento de cinco planetas entre o horizonte e a Lua.

Disco de Lua no céu de Moscou, 10 de agosto de 2015
© Sputnik/ Vladimir Astapkovich
Rússia pretende instalar base na Lua e depois voar para Marte
Pela primeira vez em 10 anos, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno poderão ser apreciados a olho nu, simultânea e alinhadamente.
Considerando o fato de a rotação solar de cada planeta ser diferente uma da outra, o alinhamento dos cinco planetas é um fenômeno relativamente raro para os amantes da astronomia.
De acordo com o astrônomo Alan Duffy, da Universidade Swinburne de Melbourne, na Austrália, os planetas que poderão ser distinguidos mais facilmente serão Vênus e Júpiter.
"O grande desafio será Mercúrio", disse ele, citado pela TeleSur, explicando que o planeta mais próximo ao Sol “só aparecerá muito tarde na madrugada” da Terra e muito colado ao horizonte, de modo que qualquer obstáculo poderá tapá-lo da visão terráquea.
Nono planeta visto por um artista
© flickr.com/ Kevin Gill
Cientista revela segredos do 'Planeta X'
O primeiro a dar as graças no céu, por outro lado, será Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar. Devido ao seu brilho, ele será bastante fácil de ver, mesmo em áreas urbanas.
Em seguida, virá o Planeta Vermelho, Marte. Um pouco abaixo, aparecerá Saturno com seus anéis, seguido de perto por Vênus.
Astrônomos de ambos os hemisférios concordam que o melhor momento para ver os cinco astros alinhados será pouco antes do amanhecer. Duffy aconselha procurar um horizonte que seja o mais limpo possível, com o céu suficientemente escuro. Um cenário quase impossível nas grandes cidades, mas certamente digno de ser buscado.
Leia mais: http://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/20160127/3417805/alinhamento-5-planetas-visivel-terra.html#ixzz3ylTq0xL1

Nenhum comentário:

Postar um comentário