foto DR
Dispositivo analisa os contornos e a forma das nádegas do condutor e a pressão que exerce sobre o banco
Investigadores japoneses do Instituto Avançado de Tecnologia Industrial estão a desenvolver um sistema que evite o roubo de veículos através do reconhecimento do traseiro do condutor habitual.
De acordo com o jornal espanhol La Vanguarda, o invento identifica a pessoa que se senta no banco do condutor, que está dotado de 360 sensores ligados a um computador que, com esses dados, constrói um mapa do traseiro do indivíduo em causa.
Se o mapa não coincidir com o padrão do traseiro do condutor habitual, o computador acionará um alarme.
Este dispositivo analisa os contornos e a forma das nádegas do condutor e a pressão que exerce sobre o banco. Os inventores deste novo sistema, que querem coloca-ló à venda dentro de poucos anos, garantem que o grau de fiabilidade é de 98%.
Segundo a equipa de investigadores, liderada por Shigeomi Koshimizu, este sistema tem menos inconvenientes e menos stress do que outras medidas de segurança biométricas, como os leitores de impressões digitais e os scanners de pupilas oculares.
O invento tem provocado muita curiosidade na Internet, onde têm sido colocadas várias dúvidas. Como a de saber o que acontece se o condutor habitual ganhar ou perder peso ou se será possível desligar o sistema quando o veículo é emprestado a terceiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário