segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Governo vai intensificar programa de controle da obesidade nas escolas

 

O presidente da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional no Congresso Nacional, deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), elogiou a decisão do Ministério da Saúde de intensificar as ações de promoção, prevenção à saúde e controle da obesidade em escolas públicas do País.

A iniciativa vai envolver 11 milhões de alunos com idade entre 5 a 19 anos, e faz parte da primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que acontece entre os dias 5 e 9 de março, em 2.200 municípios, que participam do Programa Saúde na Escola (PSE).

“A iniciativa de integrar a saúde à educação, no início das aulas é bem-vinda. Ela fortalece a prevenção e ao mesmo tempo, promove um verdadeiro impacto na conscientização das pessoas”, afirmou Nazareno Fonteles. Ele enfatizou que é necessário travar uma luta contra a obesidade.

“Precisamos apostar em uma alimentação balanceada, consumir mais grãos integrais, e reduzir o consumo de carne vermelha, para minimizarmos os riscos de problemas graves de saúde como as doenças cardiovasculares, por exemplo”, acrescentou Fonteles.

A presidenta Dilma Rousseff informou nesta semana, durante o programa de rádio Café com a Presidenta, que mais de 50 mil escolas em 2.500 municípios se comprometeram a implantar metas e ações de promoção, prevenção, educação e avaliação das condições de saúde das crianças e adolescentes nas escolas, em 2012.

O tema deste ano será “Prevenção da obesidade na infância e na adolescência”. “Queremos envolver também os pais para debater um problema que já afeta 1/5 da população infantil. Reduzindo a obesidade infantil, nós vamos prevenir outras doenças que podem ocorrer no futuro, como a hipertensão e a diabetes”, destacou a presidenta Dilma.

Dados - Uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar realizada entre 2008/2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério da Saúde. O percentual de jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso também aumentou. De 3,7%, em 1970 para 21,7%, em 2009.

O Ministério da Saúde autorizou, no final do ano, o repasse de R$ 108 milhões para 2.271 municípios que aderiram ao Programa Saúde na Escola. Do total, R$ 65,7 milhões serão destinados aos municípios que fazem parte do Mapa da Miséria. A partir de fevereiro, os recursos serão repassados a 229 municípios que aderiram ao Programa. As verbas serão liberadas em duas etapas. Na primeira, o município vai receber 70% do valor acertado para implementar as ações. O restante será pago em dezembro de 2012, após a prestação de contas das ações em desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário