Os integrantes do projeto Veículos Aéreo Não Tripulado (VANT) terminaram na sexta-feira, dia 19, mais uma campanha de ensaios em vôo que visam testar os aviões não tripulados. As aeronaves, batizadas como VANTs, estão sendo avaliadas para serem utilizadas em missões militares de reconhecimento, busca e resgate.
Além disso, também ajudarão no reconhecimento da área de segurança pública, monitoramento das fronteiras, no desmatamento e em operações da Defesa Civil. Criado em 2004, o projeto foi coordenado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e voltado para o desenvolvimento de um Sistema de Navegação e Controle (SNC).
Mais econômico que as aeronaves convencionais - Conhecidas por não possuírem tripulantes, as aeronaves são comandadas a quilômetros de distância, em uma sala operacional, o que torna a operação mais segura. "As aeronaves remotamente pilotadas eliminam o risco de acidentes com a tripulação, em caso de missões cansativas ou perigosas", afirmou o assessor da Força Aérea Brasileira (FAB), coronel aviador Henry Wilson Munhoz Wendel.
Além disso, "oferecem um custo de aquisição e de operação geralmente inferior às aeronaves tripuladas. Uma hora de vôo é quase um décimo mais barata", completou Wilson.
Equipados com câmeras, os VANTs são capazes de registrar imagens das regiões monitoradas com mais precisão, já que sobrevoam exatamente o local desejado. Com seis metros de comprimento e 10 de envergadura, o utilizado atualmente no Brasil é do modelo Hermes 450, fabricado pela Elbit Systems de Israel com participação da subsidiária no Brasil, a empresa Aeroeletrônica
A aeronave consegue voar a 110 km/h e pode atingir cerca de 5.000m de altitude. Além disso, pode permanecer em vôo por mais de 15 horas. O Hermes 450 chegou ao país em dezembro de 2009 e, em janeiro de 2010, os militares da FAB receberam instruções específicas na base em Santa Maria (RS).
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