quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Terremoto de 8 graus nas Ilhas Salomão gera tsunami no Pacífico

 

Um terremoto de 8 graus de magnitude foi registrado na costa das Ilhas Salomão, no Oceano Pacífico, na noite desta terça-feira. O Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS na sigla em inglês) informou que o tremor ocorreu às 01h12 GMT (23h20 de terça-feira em Brasília) próximo às ilhas Santa Cruz, a uma profundidade de 3,6 milhas (5,8 quilômetros).

Na sequência, o mesmo local foi atingido por ao menos seis réplicas, de intensidades que variam entre 5,6 e 6,6 graus. Segundo a CNN, as áreas mais densamente povoadas próximas do epicentro são as cidades de Lata, a 70 km, e Honiara, capital do país, a 600 km.

Segundo o Hospital de Lata, pelo menos três aldeias foram destruídas por uma onda gigante na região, mas ainda não há informações sobre possíveis vítimas, segundo autoridades locais. Um residente australiano da capital Honiara declarou ao jornal Sydney Morning Herald que, apesar do risco de tsunami, não há pânico nas ruas.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC na sigla em inglês) emitiu um alerta de ondas gigantes para as Ilhas Salomão e diversos outros países e territórios da região do Pacífico Sul, entre eles Vanuatu, Nauru, Papua-Nova Guiné, Tuvalu, Fiji, Nova Caledônia, Kiribati, Wallis e Futuna, Ilhas Marshall e Tokelau.

De acordo com o mesmo instituto, a intensidade do tremor ameaça ainda outras áreas mais distantes do epicentro: entre os lugares listados estão Austrália, Nova Zelândia, Indonésia, Samoa Ocidental, Samoa Americana, Tonga, Ilhas Cook, Niue, Guam e Marianas do Norte. O site da entidade indica que qualquer terremoto registrado acima de 7,5 graus deve automaticamente ser notificado como "estado de atenção".

O PTWC confirmou ter recebido leituras indicando que um tsunami foi gerado, com um aumento de altura de cerca de um metro, e que as primeiras zonas afetadas seriam as Ilhas Salomão, Vanatu e Papua-Nova Guiné.

"O tsunami pode ser destrutivo ao longo das costas próximas ao epicentro do terremoto e também seria uma ameaça para costas mais distantes. As autoridades devem promover as ações apropriadas em resposta a essa possibilidade", comunicou o instituto.

As Ilhas Salomão ficam sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica atingida por cerca de sete mil tremores todos os anos.

Com informações da EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário