quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Para resolver teto da dívida, EUA debatem moeda de US$ 1 trilhão

Proposta é defendida pelo economista Paul Krugman

O GLOBO, COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Publicado:9/01/13 - 22h40

 

WASHINGTON – Vem ganhando força nos EUA, para solucionar o problema do teto da dívida, um movimento para que o Tesouro americano cunhe uma moeda de platina no valor de US$ 1 trilhão, que ficaria depositada no Federal Reserve (Fed, o banco central do país), garantindo, assim, a liquidez do governo. A petição já tem mais de 6.200 assinaturas e ganhou o apoio do prêmio Nobel de Economia Paul Krugman. A medida está prevista em lei.

Em seu blog no “New York Times”, Krugman argumentou que isso evitaria um novo choque entre democratas e republicanos, como o que levou a agência de classificação de risco Standard & Poor’s a retirar a rebaixar os EUA.

Para que o governo Barack Obama se pronuncie sobre a petição, é preciso que esta tenha 25 mil assinaturas até fevereiro. Mas já sinaliza descartar essa hipótese: nesta quarta-feira, o porta-voz da Casa Branca, disse a jornalistas, respondendo a uma pergunta sobre o assunto, que “não há substituto” para o debate parlamentar.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/para-resolver-teto-da-divida-eua-debatem-moeda-de-us-1-trilhao-7246136#ixzz2Hd9CNcIn
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário