Por Celio Siqueira
Mulheres se abraçam e rezam momentos após o forte terremoto ser sentido
em Banda Aceh
Foto: AFP
Um terremoto de 8,6 graus na escala Richter atingiu nesta quarta-feira o oeste da ilha de Sumatra, na Indonésia, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), entidade que monitora a atividade sísmica no mundo. O USGS informara inicialmente que o tremor era de 8,9 graus, revisando em seguida para 8,7, até chegar agora a 8,6 graus. Segundo o presidente da indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, não há informações sobre mortos ou danos causados pelo tremor.
O epicentro do tremor, que ocorreu às 5h38 de Brasília, foi a 435 km a sudoeste de Banda Aceh, capital da província de Aceh, a uma profundidade de 23 km. O Centro de Alertas para Tsunami no pacífico emitiu um alerta para toda a região do Oceano Índico.
A Índia lançou um alerta de tsunami para as ilhas Andaman e Nicobar, situadas no Índico. O Centro nacional indiano sobre a informação oceânica lançou um alerta vermelho para estas duas ilhas, enquanto as costas de Andhra Pradesh e do Tamil Nadu, no sul e no sudeste do país, foram colocadas sob extrema vigilância.
"As pessoas devem receber informações para fugir em direção às zonas altas do interior. Os navios devem navegar rumo a águas profundas", assegurou em seu site o Centro de Alerta de Tsunamis da Índia. A instituição espera a chegada de ondas de até 6,3 metros na ilha Little Nicobar, em um arquipélago sob soberania indiana situado ao norte do ponto central do terremoto.
Na Tailândia, as autoridades também emitiram um alerta de tsunami e pediram a evacuação da costa do mar de Andaman. "As pessoas que vivem na costa de Andaman devem se deslocar a pontos elevados e permanecer o mais longe possível do mar", indicou o Centro Nacional de Gestão de Catástrofes da Tailândia. O aeroporto da ilha de Phuket foi fechado devido ao alerta.
A região atingida é a mesma onde outro terremoto formou o tsunami que em 2004 matou cerca de 230 mil pessoas em uma dúzia de países banhados pelo Oceano Índico. A Indonésia faz parte do chamado Anel de Fogo do Pacífico e sofre cerca de sete mil tremores todos os anos, a maioria deles de baixa magnitude.
Segundo a rede de notícias árabe Al Jazeera, serviços de trem e ônibus foram interrompidos na costa do Sri Lanka. As autoridades também desligaram a eletricidade nas cidades costeiras por precaução.
Com informações das agências EFE e AFP
Nenhum comentário:
Postar um comentário