quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Criação da Região Metropolitana de Sobral será votada este ano

A Assembleia Legislativa do Ceará deverá votar em 2012 o projeto de lei de autoria dos deputados Professor Teodoro (PSD) e Antônio Carlos (PT) que propõe a criação da Região Metropolitana de Sobral (RMS). De acordo com o texto do projeto, a RMS será composta pelos municípios de Sobral, Massapê, Senador Sá, Uruoca, Santana do Acaraú, Forquilha, Coreaú, Moraújo, Groaíras, Reriutaba, Varjota, Cariré, Pacujá, Graça, Frecheirinha, Miraíma, Meruoca e Alcântaras.
“A Região de Sobral apresenta um grau de desenvolvimento econômico suficiente para transformá-lo em Região Metropolitana, trazendo o fortalecimento da economia nas cidades abrangentes”, argumentam os parlamentares.
Antônio Carlos e Professor Teodoro explicam que todos os projetos e ações destinadas à Região Metropolitana acabam sendo geridos por todos os municípios que a formam. Segundo eles, é formado um conselho deliberativo de composição e funções bem definidas. Além de alterar a paisagem urbana, a criação de uma Região Metropolitana também influencia na demanda por serviços e equipamentos, na pressão ao meio ambiente e na dinâmica da mobilidade urbana.
“Nesse sentido, ganha importância a formação e a consolidação de conhecimentos para subsidiar um modelo de planejamento e gestão, seja no compartilhamento de custos, na racionalização dos fluxos de transportes, no enfrentamento da pobreza e da crise social. De uma forma integrada e compartilhada de ações, se permite que os recursos sejam aplicados com maior eficácia, gerando resultados que as iniciativas isoladas não dão conta de proporcionar”, justificam Professor Teodoro e Antônio Carlos, no projeto.

GRANDE POLO INDUSTRIAL
Os parlamentares destacam ainda o fato de a região ter um polo industrial muito grande, com empresas como a Grendene S/A, Fábrica de Cimento Poty, Fábrica Delrio, Café Serra Grande, e também abrigar faculdades e universidades como a Universidade Estadual Vale do Acaraú-Uva, a Universidade Federal do Ceará, a Faculdade Luciano Feijão e as Faculdades Inta, bem como o Instituto Federal de Educação do Ceará-IFCE.
“A região de Sobral tem um potencial turístico e cultural bastante elevado. A criação da Região Metropolitana vai trazer um desenvolvimento muito grande para os municípios abrangentes e com a criação do Hospital Regional, que será implantado em Sobral, aumenta em muito a importância da criação da Região Metropolitana”, defendem os autores da proposta

Postado por

Nenhum comentário:

Postar um comentário