domingo, 8 de dezembro de 2013

Estado terá usina termelétrica para abastecer Acquario

 

Raíssa Hilgenberg | 15h48 | 03.12.2013

O contrato para a instalação do equipamento foi assinado no último dia 11 de novembro

 

 

 

 

 

 

 

Com investimento na ordem de R$ 16 milhões, o Governo do Estado contratou a instalação de uma nova usina termelétrica (UTE) para o Ceará. De acordo com a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), o equipamento será destinado para o fornecimento de energia para manutenção do Acquario Ceará.
A previsão é que o Acquario Ceará fique pronto até o fim de 2014 Foto: Viviane Pinheiro

Localizada no próprio empreendimento aquático, a nova UTE será composta por três geradores a gás natural com potência contínua de 1.400kWe.

O contrato para a instalação do equipamento foi assinado no último dia 11 de novembro, sendo o prazo para início da execução de até seis meses a partir da assinatura.

De acordo com o documento, a empresa fornecedora, a Dist Cummins Diesel do Nordeste LTDA, será responsável pelo "fornecimento, instalação, operação e manutenção da usina termelétrica para suprimento de energia elétrica do Acquario de Fortaleza".

Segudo o secretário da Seinfra, Adail Fontenele, o equipamento irá suprir a energia do Acquario, juntamente com a Coelce (Companhia Energética do Ceará ). "Enquanto a Coelce não tiver condições de suprir toda a demanda, a UTE será utilizada como apoio. O objetivo é, futuramente, termos uma nova reserva de energia para destinada ao Estado", conta.

A conclusão dos serviços deverá ficar, conforme Fontenele, para julho de 2014, já que o edital publicado para a contratação da UTE estima um prazo de 18 meses, contados a partir da assinatura do contrato. "Serão 12 para projeto executivo, fornecimento e montagens e os seis para operação assistida e manutenção". Já o prazo de vigência do contrato será de 30 meses, podendo ser prorrogado.

Acquário deve começar a ser erguido em 2014

De acordo com o titular da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), Bismarck Maia, o equipamento deverá ser erguido em janeiro do próximo ano. A previsão é que o Acquario Ceará fique pronto até o fim de 2014 para começar a operar no início de 2015. Localizado na Praia de Iracema, em Fortaleza, o equipamento está orçado em R$ 250 milhões e será o maior do segmento na América Latina.

OBS: Segundo Renato Roseno, que escreveu em seu face, é Mais um absurdo oriundo da oligarquia encastelada no Governo.
Não houve licitação nem projeto de viabilidade econômica. Agora se sabe que não tinham planejado a fonte de energia. Além de todos os questionamentos sociais, orçamentários, legais, urbanísticos, ambientais, junte-se agora a demonstração da falta de planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário