quinta-feira, 16 de setembro de 2010

VII Semana Nacional da Caprinocultura discute agronegócio familiar

VII Semana Nacional da Caprinocultura discute agronegócio familiar

A valorização do agronegócio familiar é o tema da VII Semana Nacional da Caprinocultura e da Ovinocultura Brasileiras (Secob), promovida pela Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE) nos dias 20, 21 e 22 de setembro, em Recife (PE). O evento acontecerá paralelo à 10ª Conferência Internacional de Caprinos, patrocinado pela International Goat Association (IGA).

Aparentemente contraditórios, a agricultura familiar e o agronegócio serão os temas discutidos durante a Semana, de maneira a proporcionar um avanço na forma de enxergar a pequena propriedade. "Faremos uma abordagem mercadológica do agronegócio familiar, enfatizando que pequenas propriedades podem gerar negócios", afirma a pesquisador Evandro Holanda, chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos.

O pesquisador da Embrapa/Funcap, Vinícius Guimarães, explica que a proposta da Secob é levar informações aos produtores para que a caprinocultura se torne um negócio rentável dentro da propriedade, sem esquecer das outras atividades da agricultura familiar. "É importante lembrar, que nas pequenas propriedades trabalha-se com outros negócios como galinha caipira, apicultura e que a caprinocultura é mais uma fonte de renda para o produtor".

Os organizadores da Secob esperam que um grande número de produtores participem do evento em virtude de parceria firmada com o Sebrae, que irá levar caravanas para Recife. Outros públicos esperados são especialistas da área, técnicos e estudantes. "A participação de estudantes é fundamental porque eles estarão futuramente no mercado atuando neste setor", afirma Guimarães.

A programação da Secob consta de palestras e debates sobre inovação na caprinocultura; modelagem de sistemas de produção de pequenos ruminantes; Programa de Melhoramento Genético de Caprinos Leiteiros no Brasil; meio ambiente e agronegócio familiar; extensão rural no Brasil e nos países desenvolvidos; política nacional de ATER no Brasil; serviços de extensão para caprinocultura em países desenvolvidos, microcrédito como política de desenvolvimento da caprinocultura em regiões semiáridas e agentes de desenvolvimento rural sustentável e a inclusão produtiva da caprinocultura.

Os principais palestrantes serão Luiz Tedeschi (Texas A & M University – USA), Olivardo Facó (Embrapa Caprinos e Ovinos), Luciano Matos (Departamento de Transferência de Tecnologia da Embrapa), Terry Gipson (Langston University – USA), Máximo Sales (Banco do Nordeste), Nonato Lima (Banco do Brasil), entre outros.

10ª Conferência Internacional de Caprinos

O tema central da 10ª Conferência Internacional sobre caprinos será "Desenvolvimento tecnológico e medidas associativas para o desenvolvimento da produção de pequenos ruminantes". O programa incluirá simpósios, palestras, fóruns e debates com cientistas, técnicos, políticos e criadores. O evento é patrocinado pela International Goat Association (IGA), associação sem fins lucrativos cuja missão é promover a pesquisa e desenvolvimento da caprinocultura, para o benefício da humanidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas no mundo.

Adriana Brandão
Jornalista - Embrapa Caprinos e Ovinos
MTb CE01067JP
(88)3112.7503

Nenhum comentário:

Postar um comentário