Técnicos dos ministérios do Planejamento e do Meio Ambiente visitaram o município de Jijoca nesta ultima semana e reuniram moradores para apresentar uma ideia polêmica: a privatização do Parque Nacional de Jericoacoara.
Apregoando uma Parceria Público-Privada (PPP), o governo federal quer passar para o controle de uma empresa privada toda a administração do Parque Nacional de Jericoacoara. Essa empresa passaria a controlar todo o fluxo de visitantes e até cobrar pela entrada. Além disso, teria direito de construir hotéis e restaurantes em diversas localidades, incluindo a famosa duna do pôr do sol.
Segundo moradores, a concepção é totalmente diferente do que existe na vila e que atrai turistas do mundo inteiro. Lá não tem estrada, calçamento nem iluminação publica. O projeto de privatização prevê construção de uma estrada trilha sobre as dunas e construção de hotéis – como este do projeto exposto, e restaurantes sobre as dunas.
Os cálculos apresentados pelos consultores levam a um faturamento anual de mais de R$ 60 milhões para a empresa que ganhar a licitação, o que representa o dobro do orçamento da Prefeitura de Jijoca. O Instituto Chico Mendes, esvaziado desde sua criação, é quem responde no momento pelo parque.
O deputado estadual João Jaime (DEM), que tem atuação política na área, está cobrando posição do Ministério Público Federal sobre o fato.
Postado por Jhônata Adams Mendes Silva
Leia mais no site do autor deste artigo: http://www.oacarau.com/#ixzz2tr9pczyS
Copiar e não citar a fonte, além de má educação, é ilegal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário