quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Brasileiro cria computador de papelão

  • Computador de papelão (foto do blog de André Ruschel)

 

Um empresário brasileiro criou um computador ecológico com estrutura feita de papelão reciclado e componentes que consomem menos energia. Segundo o site brasileiro «G1», André Ruschel desenvolveu o «ThinEco» para mostrar como é possível produzir uma máquina «verde».

A estrutura externa é feira de papelão usado para embalar peças automóveis, por causa da sua espessura e rigidez. «A estrutura é rígida e pode suportar uma pessoa sentada em cima sem amassar», garante. Depois vieram os testes, como deixar o computador ligado durante dois dias, mas este não sobreaqueceu. «Como o papelão tem orifícios naturais, o material possibilita a ventilação do equipamento», explica o empresário.

O computador é muito similar a um netbook, porque não tem drive de CD e DVD, além de ter baixa capacidade de processamento, o que consome menos energia. Todos os componentes internos foram escolhidos pelo baixo consumo energético.

André Ruschel explica que usou o «ThinEco», que pesa cerca de 1,2 quilos no evento «Microsoft TechEd Brasil 2010», em Setembro. «Eu fui fazer palestras sobre assuntos não relacionados ao computador. Usei o equipamento para me ajudar nas apresentações, como se fosse um notebook». Só que a estranha máquina acabou por chamar a atenção dos presentes.

O computador, que demorou dois meses a montar, ficou pronto no final de Agosto. André Ruschel ainda está a pensar se vai comercializar o «ThinEco», já que o objectivo inicial do projecto não era comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário