segunda-feira, 25 de maio de 2015

Reforma política, mais uma vez, pode morrer na praia

 

:

 

25 de Maio de 2015 às 17:39

Por Tereza Cruvinel

Vão se acumulando os sinais de que a reforma política, mais uma vez, morrerá na praia. A comissão especial da reforma tentou votar, no início desta tarde, o parecer do relator Marcelo de Castro mas não obteve o consenso básico em dia de quorum baixo. Nova tentativa será feita à noite mas as chances de aprovação são baixíssimas. Tudo indica que, de forma sem precedentes, uma matéria desta envergadura será votada diretamente pelo plenário, sem projeto básico aprovado em comissões.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, promete colocar em votação amanhã, com ou sem relatório da comissão aprovado, emenda que estabelece o sistema majoritário, ou distritão, na eleição de deputados. Ele está muito empenhado em garantir a adoção deste modelo. Como não existe consenso sobre a mudança nem mesmo no PMDB, Cunha pode sofrer amanhã sua primeira derrota importante desde que se tornou o rei da Câmara.

A maior derrota, entretanto, será da democracia brasileira, que mais uma vez verá morrer na praia a oportunidade de corrigir os vícios do sistema político-eleitoral responsáveis, em grande parte, pelos problemas políticos e de governabilidade que o Brasil enfrenta neste momento.

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/182299/Reforma-política-mais-uma-vez-pode-morrer-na-praia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário