segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Ex-chefe de Ramagem, investigado por espionagem ilegal da Abin, Heleno diz que não tem o que explicar à PF

 

"O que eu tinha para declarar eu já declarei em duas CPI's que eu já respondi", disse Heleno na quinta-feira, quando Ramagem foi alvo de operação da Polícia Federal

(Foto: alter Campanato/Agência Brasil)

247 - O general Augusto Heleno, que comandou o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República durante o governo Jair Bolsonaro (PL), negou qualquer envolvimento no uso da ferramenta First Mile para espionar ilegalmente críticos e opositores por parte da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na gestão do ex-mandatário. 

Nesta segunda-feira (29), poucos dias após o deputado federal Alexandre Ramagem (Pl-RJ), ex-diretor da Abin, ser alvo de uma operação da Polícia Federal sobre o esquema investigado, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em um desdobramento da ação. O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) foi um dos alvos da ação desta manhã

"Não tenho nada a declarar. O que eu tinha para declarar eu já declarei em duas CPI's que eu já respondi. Não vou ficar alimentando isso daí porque não tenho participação nenhuma", disse Heleno. Segundo a coluna da jornalista Andréia Sadi, do G1, a declaração do militar foi feita na semana passada após a operação da PF que teve Ramagem como alvo. A declaração do ex-ministro do GSI faz referência aos depoimentos prestados nas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) do 8 de janeiro e na Câmara Legislativa do DF.  

 PF apreende computador da Abin com Carlos Bolsonaro 

A reportagem, porém, destaca que uma consulta às notas taquigráficas dessas comissões não encontrou nenhuma declaração  específica do general sobre a suposta "Abin paralela." Em um trecho do depoimento na CPMI no Congresso, Heleno enfatizou que nunca pediu a Ramagem nada com interesse político. Além disso, elogiou o então diretor-geral da Abin e destacou a qualidade dos dois diretores que ocuparam o cargo durante seu mandato.

Fonte:  https://www.brasil247.com/brasil/ex-chefe-de-ramagem-investigado-por-espionagem-ilegal-da-abin-heleno-diz-que-nao-tem-o-que-explicar-a-pf

Nenhum comentário:

Postar um comentário