Beijing, 7 mai (Xinhua) -- O presidente chinês, Xi Jinping, disse nesta sexta-feira que fortalecer a solidariedade e a cooperação com os países africanos é sempre a escolha estratégica resoluta da China.
Em uma conversa telefônica com o presidente da República Democrática do Congo (RDC), Felix Tshisekedi, Xi disse que a China apoia a RDC a desempenhar seu papel como presidente rotativa da União Africana (UA), e está pronta para trabalhar com o país para cimentar a comunicação e a coordenação e fazer da próxima reunião do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC) um sucesso.
Observando que a RDC é um importante parceiro de cooperação da China na África, Xi disse que os dois países desfrutam de uma boa tradição de apoio e confiança mútua.
O lado chinês sempre vê e desenvolve suas relações com a RDC de uma perspectiva estratégica e de longo prazo, apoia o país em seus esforços para salvaguardar a independência nacional, a soberania, a segurança e os interesses de desenvolvimento, e está pronto para aumentar os intercâmbios políticos e de governança.
A participação da RDC na Iniciativa do Cinturão e Rota criou uma nova plataforma e abriu novas perspectivas para a cooperação bilateral, disse Xi.
O lado chinês está pronto para trabalhar com a RDC para planejar sua cooperação para a próxima etapa e fortalecer a cooperação prática em áreas como economia, comércio, infra-estrutura, saúde, agricultura e cultura, de modo a elevar as relações bilaterais a novos patamares.
Xi ressaltou que, com os esforços conjuntos de ambos os lados, a amizade tradicional e a confiança mútua política entre a China e a África têm se aprofundado continuamente, sua cooperação no comércio, investimento e outros campos tem mantido um forte impulso e sua colaboração nos assuntos internacionais tem se tornado cada vez mais próxima.
Ele sugeriu que a China e a África aprofundem a cooperação em campos como a construção de zonas de livre comércio, saúde pública, paz e segurança, bem como a mudança climática, e abram conjuntamente um novo capítulo de sua abrangente parceria de cooperação estratégica.
Xi também disse que a China apoia a África na implementação da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável e incentivará a comunidade internacional a unir forças no apoio ao desenvolvimento da África.
Por sua vez, Tshisekedi estendeu calorosas felicitações pelo 100º aniversário da fundação do Partido Comunista da China em nome da RDC e da UA.
A RDC e a China têm uma amizade profunda, disse ele, acrescentando que seu país defende a política de Uma Só China e está firmemente comprometido em desenvolver a amizade bilateral e ser um importante parceiro de cooperação da China na África.
A RDC está pronta para intensificar o intercâmbio com o país asiático e aprofundar a cooperação em áreas como economia, comércio, recursos e infra-estrutura.
Tshisekedi agradeceu à China por fornecer suprimentos, vacinas e outras ajudas aos países africanos em sua luta contra a pandemia da COVID-19.
O lado africano espera fortalecer a cooperação com a China em áreas como o combate à pandemia, a restauração do crescimento econômico, a proteção do meio ambiente e a construção de áreas de livre comércio e impulsionar novos progressos nas relações África-China e no FOCAC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário