domingo, 16 de agosto de 2020

Alertando os eleitores para as próximas eleições

por Jacinto Pereira


Título eleitoral

Foto do TSE

Amigos leitores desse blog, estamos em período eleitoral, muitos candidatos já em campo, tentando conquistar nossos votos. Quero alertar aos eleitores e eleitoras, para não deixar passar a oportunidade dessas abordagens para perguntar algumas coisas aos candidatos. Primeiro pergunte qual o seu partido e a quanto tempo é filiado a ele. Depois pergunte se ele conhece o Estatuto do seu partido político. Veja se esse candidato sabe quais as funções do cargo que ele se propõe a conquistar. Pergunte porquê ele resolveu se candidatar e se tem algum projeto definido para o seu mandato se vier a ser eleito. Não deixe de perguntar se ele vem acompanhando a gestão municipal atual e a atuação da Câmara de Vereadores.

Todo candidato, para ser honesto com seus eleitores deve saber e expressar isso quando tiver oportunidade, que existem duas leis que ele tem que cumprir se for eleito. São elas: A de do Plano Plurianual( que é feita no final de cada mandato´para ser posta em prática no mandato seguinte). E a Lei Orçamentária (que é para dizer quais são as ações da gestão do próximo mandato), que é obrigatória a sua execução no primeiro ano do governo seguinte. Nenhum projeto de governo pode ser operacionalizado no primeiro ano de mandato, que não esteja previsto na Lei Orçamentária. Não adianta enganar o Povo dizendo que vai construir isso ou aquilo, se não estiver previsto nesta Lei. Portanto, amigos eleitores,  cuidado quando o candidato prometer alguma coisa que não esteja no orçamento, pois nada poderá ser feito sem que obedeça as leis citadas, pois se o prefeito fizer poderá ser suspenso e investigado e até perder o mandato.

Senhores eleitores e senhoras eleitoras, abram os olhos e os ouvidos quando os candidatos lhes procurarem, para não sofrerem decepções nos próximos quatro anos, com quem você ajudou a eleger.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário