quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Brasil, o ‘exportador de corrupção’:

O representante da ONG Transparência Internacional no Brasil afirmou nesta semana que o Brasil é visto como um país “exportador de corrupção”. A Sputnik faz uma análise das expressões associadas ao país quando o assunto é transparência e corrupção. Em documento publicado em julho deste ano, a Transparência Internacional fez um estudo sobre a transparência e os programas anticorrupção das 100 maiores empresas de países emergentes.

Segundo o representante da Transparência Internacional no Brasil, Bruno Brandão, citado pelo Estadão, o país ganhou uma fama de “exportador de corrupção” por conta das poucas empresas brasileiras que receberam sanções previstas por casos de práticas de subornos transnacionais. Que o Brasil enfrenta graves problemas no quesito transparência e corrupção não é segredo. Desde os escândalos envolvendo grandes empresas brasileiras até as revelações da delação premiada na Operação Lava Jato, o Brasil vem sendo alvo de diversas alcunhas, positivas e negativas, por organizações internacionais e mídias do mundo inteiro. 
 ‘Queda do Brasil’

Antes mesmo de ser concretizado o impeachment da presidente Dilma Rousseff, a revista britânica ‘The Economist’, em sua primeira capa de 2016, na contramão da possível euforia com a realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro neste ano, publicou a manchete com o título ‘Queda do Brasil’, mostrando uma presidente de cabeça baixa, prevendo um ano desastroso para a política e economia do país. Na ocasião, citando o escândalo de corrupção da Petrobrás e o processo de impeachment, a revista escreveu que, sendo parte do BRICS, o Brasil "deveria estar na vanguarda do crescimento das economias emergentes", mas, em vez disso, enfrentava "uma turbulência política". 

Em outro artigo especial, a mesma revista publicou em abril uma imagem do Cristo Redentor segurando um cartaz escrito "SOS", alarmando para a crise política e econômica instaurada no país.


Mostrar mais: https://br.sputniknews.com/sputnik_explica/201610256639346-brasil-exportador-corrupcao-imagem-internacional/

Nenhum comentário:

Postar um comentário