terça-feira, 8 de março de 2016

Guerra por procuração na Síria pode virar guerra direta entre potências


Federica Mogherini, Alta Representante da União Europeia para Política Externa e Segurança

A Alta Representante da União Europeia para Política Externa e Segurança, Federica Mogherini, alertou nesta terça-feira para os riscos de uma guerra por procuração na Síria se transformar em uma guerra direta entre potências regionais e internacionais.

Funcionários da Letônia durante cerimônia de hasteamento da bandeira da OTAN em frente ao Castelo da Presidência em Riga
© AFP 2016/ LMARS ZNOTINS
OTAN reacende retórica antirrussa em período de cessar-fogo na Síria
"Nós temos que ter em mente que, mesmo com as medidas positivas das últimas semanas, uma nova escalada ainda pode acontecer a qualquer momento, e que a situação regional permanece muito tensa", afirmou Mogherini em discurso no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.
Segundo a chefe da diplomacia europeia, "uma guerra por procuração entre potências regionais e internacionais poderia ainda se tornar uma guerra direta".
"Isso é algo que devemos sempre ter em mente durante todo o nosso trabalho", acrescentou, destacando a importância dos esforços políticos para acabar com cinco anos de conflito e estabelecer uma transição pacífica na Síria.
A nova rodada de negociações de paz na Síria será realizada nesta quarta-feira, 9, em Genebra, Suíça.
Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20160308/3761996/Mogherini-Guerra-por-procuracao-na-Siria-pode-virar-guerra-direta-entre-potencias.html#ixzz42KjUcMri

Nenhum comentário:

Postar um comentário