quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Trump quer uma expansão maciça do arsenal nuclear dos EUA: relatório


POR AVERY ANAPOL - 11/10/17

Trump wanted a massive expansion of US nuclear arsenal: reportO presidente Trump vem desejando ardentemente expandir o arsenal nuclear dos EUA por um fator de dez, um pedido que chocou os principais funcionários militares.

Em uma reunião de julho das principais autoridades militares, o presidente indicou que queria expandir drasticamente as capacidades nucleares do país, depois de ver dados que mostraram que o estoque de armas nos EUA diminuiu nos últimos 50 anos, informou a NBC News.

Funcionários disseram à rede que ficaram surpresos com a reação do presidente e questionaram sua compreensão sobre o problema. De acordo com a NBC News, as autoridades disseram que ouviram o secretário de Estado, Rex Tillerson, chamar o presidente de um "idiota" após essa reunião.

Os oficiais presentes na reunião disseram à NBC News que Trump referenciou um ponto em que os Estados Unidos tinham 32 mil ogivas nucleares no final da década de 1960 e disseram que queria ter tantos agora. Atualmente, os EUA têm 4.000 ogivas nucleares, de acordo com a Federação dos Cientistas Americanos.

As autoridades acrescentaram que, então, explicaram ao presidente por que essa expansão, que violaria os tratados existentes e os acordos de armas, não seria legal, nem o melhor interesse do país.

O relatório ocorre em meio a tensões aumentadas com a Coréia do Norte sobre as capacidades nucleares de Pyongyang e, como Trump está se preparando para descertificar o marco do acordo nuclear do Irã.

O Pentágono está atualmente passando por uma revisão da postura nuclear, que deverá ser concluída até o final do ano civil, para modernizar o arsenal do país dentro dos parâmetros dos tratados nucleares.

http://thehill.com

Fonte: https://undhorizontenews2.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário