terça-feira, 12 de agosto de 2014

FAIXA DE 2 METROS REVELA-SE COMO TEMA DE GRANDE RELEVANCIA PARA O RADIOAMADORISMO EM 2014!

 

Um assunto de grande relevância para o Radioamadorismo brasileiro neste começo de ano foram os resultados, na prática, da grande proliferação de operações radioamadorísticas nessa faixa, sem contar ainda com os antigos resultados da reunião realizada em Cachoeira Paulista, de representantes dos grupos paulistano e carioca que operam na faixa de 2 metros, no sentido de uniformizar suas frequencias de operação, seguindo a prática já consagrada pelos radioamadores da quase totalidade dos países.

Graças a Deus essa uniformização de frequências de operação foram homologadas, tendo força de lei, o que não aconteceu na faixa de 40 metros com as famigeradas “RODADAS”, criadas “de boca”, transformando, assim, a faixa, num verdadeiro “Mercado Persa”, ou um tráfego de “Bombaim”.

Nós sabemos que hoje a única faixa que dá ao Radioamador a oportunidade de ouvir os outros colegas com a modulação característica de cada um é a de 2 metros, com raras exceções a de 40 e, 15, 20 e 10 metros.Tudo isso simplesmente porque a operação é em AM, modalidade semi-sepultada pela tecnologia deformante de áudio do SSB.

Cabe aqui ressaltar também o elevado espírito público que reina na faixa de 2 metros, elevando o Radioamadorismo mundial a um patamar de ser considerado o meio de comunicação mais seguro do mundo, até os dias de hoje!

Ainda com relação à operação em 144MHz, o interesse está se propagando, qual um rastilho, entre os radioamadores brasileiros.

Além de São Paulo, que já conta com mais de oito centenas de operadores, e do Rio, onde a cada dia aparecem novos operadores, temos o núcleo de Porto alegre, de que já temos notícia de números enormes de operadores, e o grupo de Curitiba, que agora também se destaca com um grande número de colegas operadores desta banda.

Sem falar também em Joinville, Vitória e Belo Horizonte, onde já há um grande número de radioamadores com atividades marcantes em 144MHz

O trabalho de pioneirismo, nem sempre bom, é cheio de lutas árduas, caminhos tortuosos, espinhosos, a par de intermináveis testes. No entanto até os dias de hoje pôde-se, finalmente, chegar a um denominador comum, tendo sido possível alcançar o êxito somente com a participação do trabalho desenvolvido por todos.

.

Espero que esta crônica tenha divulgado o essencial para motivar outros radioamadores a operar em 2 metros, mantendo um nível de educação compatível com as outras faixas de HF!

P T 7 V O I S I D N E I

Nenhum comentário:

Postar um comentário