quarta-feira, 27 de julho de 2011

Tauá terá primeira usina solar comercial da América Latina

 

por Francisco Edilson Silva

A Inauguração da Usina Solar de Tauá será no dia 4 de agosto. Foto - Divulgação

Marcada a data de inauguração da MPX Solar, em Tauá, na região dos Inhamuns, no Ceará. Será dia 4 de agosto às 14h, de acordo com informações do prefeito Odilon Aguiar, que fez o anúncio em emissora de rádio de Crateús.

Na ocasião estará presente o empresário Eike Batista, proprietário da Usina, bem como os ministros Édson Lobão (Minas e Energia) e Aloízio Mercadante (Ciência e Tecnologia). O prefeito anunciou também a provável presença da presidenta Dilma Rousseff.

A MPX é primeira usina solar fotovoltaica do Brasil e a primeira usina solar comercial da América Latina.

Desenvolvida pela MPX, através da sua subsidiária MPX TAUÁ ENERGIA SOLAR LTDA, tem a potência instalada de aproximadamente 1,0 MWp. É composta por 4.680 painéis fotovoltaicos e ocupa, em sua primeira fase, uma área de 12 mil metros quadrados.

Conectada ao Sistema Interligado Nacional através do sistema de distribuição da Coelce (Concessionária de Distribuição de Energia Elétrica do Ceará), a usina começará a gerar energia comercialmente para abastecer, em média, 1.500 residências.

A escolha da cidade de Tauá ocorreu por ter um dos melhores índices de radiação do Nordeste e ficar próxima à Linha do Equador. Há o projeto de ampliação da capacidade instalada da MPX Tauá até 5 MWp, entretanto o empreendimento pode ter uma expansão ainda maior, podendo atingir uma potência nominal de até 50 MWp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário