domingo, 6 de fevereiro de 2011

Quixadá e Crateús serão palco de seminários sobre direitos da criança

Eventos reunirão educadores, ONGs e técnicos das áreas de assistência social e saúde

Os municípios de Quixadá, a 167 km de Fortaleza, e Crateús, a 350 km da Capital, sediarão, na próxima semana, duas novas edições da série de Seminários Regionais sobre Promoção, Defesa e Controle Social dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os eventos, coordenados pelo procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima, são promovidos pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc), e abertos a educadores, técnicos das áreas de assistência social e saúde e representantes de entidades não governamentais com atuação na área.

O seminário em Quixadá ocorrerá na terça-feira, dia 8, e na quarta-feira, dia 9. As atividades do primeiro dia ocorrerão na sede da Câmara Municipal (Travessa Tiradentes, 515) e serão voltadas especificamente para os educadores das redes estadual e de 27 municípios das regiões jaguaribara e sertão central, tratando do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca). Já o segundo dia será sediado no Centro Vocacional da Diocese de Quixadá (Sítio Combate) e abordará o sistema de garantia de direitos e a defesa do conjunto de direitos da criança e do adolescente, quando será aberto a, além dos educadores, técnicos e interessados dos segmentos de saúde, assistência social e ONGs.

Em Crateús, o seminário ocorrerá na quinta-feira, dia 10, e na sexta-feira, dia 11, na sede da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 13), da Seduc, que fica no Km 03, da BR 226 (bairro Venâncios). O evento reunirá representantes de 16 municípios do sertão de Crateús e região dos Inhamuns, organizado com o mesmo formato e programação do seminário de Quixadá (primeiro dia voltado aos educadores e segundo dia aberto aos demais interessados).

“Com estes seminários, estamos formando melhor importantes atores sociais para exigir e fortalecer políticas públicas em favor das crianças e adolescentes de todo o nosso Estado”, afirma Antonio de Oliveira Lima. Ele afirma que os dois primeiros seminários já realizados (em Sobral e em Itapipoca, no final de janeiro) capacitaram cerca de 440 participantes. O procurador ressalta que outros três seminários ainda serão realizados, além dos de Quixadá e de Crateús: em Juazeiro do Norte (22 e 23/2), Iguatu (24 e 25/2) e em Fortaleza (dias 22 e 23/3). “Até o final, teremos reunido mais de 1.600 participantes”, estima.

“A intenção é possibilitar a formação de uma rede de atores sociais capaz de contribuir na formulação, no acompanhamento, na execução e na cobrança de políticas públicas em todo o Estado. Com um público devidamente informado, teremos maior garantia de que o poder público torne realidade a absoluta prioridade que a Constituição Federal manda conferir às crianças e adolescentes”, avalia o procurador.

MUNICÍPIOS CONVIDADOS

* 8 E 9/FEV – QUIXADÁ

Crede 7 – Canindé, Caridade, General Sampaio, Itatira, Paramoti e Santa Quitéria.

Crede 10 – Alto Santo, Aracatí, Fortim, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.

Crede 12 – Banabuiú, Boa Viagem, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Madalena, Quixadá e Quixeramobim.

* 10 E 11/FEV – CRATEÚS

Municípios participantes:

Crede 13 – Ararendá, Catunda, Crateús, Independência, Itaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga e Tamboril.

Crede 15 – Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Quiterianópolis e Tauá.

Valdélio Muniz

Jornalista/Assessor de Comunicação do MPT no Ceará

Fones: (0xx85) 8601.9702 (TIM) e 8843.1232 (OI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário