quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025
Agência Brasil: Anistia a golpistas não é assunto dos brasileiros, diz Alcolumbre



“Isso não é um assunto que nós estamos debatendo. Quando a gente fala desse assunto em todo instante, a gente está dando, de novo, a oportunidade de nós ficarmos, na nossa sociedade, dividindo um assunto que não é um assunto dos brasileiros”, afirmou Alcolumbre.
Para o senador, a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) por tentativa de golpe de Estado contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas deve ser estritamente jurídico, sem contaminar o ambiente político do parlamento.
“Ter a compreensão e a confiança que no Judiciário isso se tratará dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação brasileira e pelas leis, com imparcialidade, com cautela. Não é adequado transformar isso em procedimento político”, completou.
Após a denúncia da PGR, os aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro no Congresso Nacional intensificaram a articulação para pautar o projeto de lei da Anistia aos envolvidos no 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores de Bolsonaro depredaram as sedes dos poderes, em Brasília, exigindo um golpe militar no Brasil.
A denúncia da PGR afirma que houve uma trama golpista liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para permanecer no poder mesmo após a derrota nas urnas em 2022, incluindo planos para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice, Geraldo Alckmin, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Os envolvidos negam as acusações e defendem que há perseguição política. Em nota, a defesa do ex-presidente informou ter ficado “estarrecida e indignada com a denúncia”. A nota afirma que Bolsonaro “jamais compactuou com qualquer movimento que visasse a desconstrução do Estado Democrático de Direito ou as instituições que o pavimentam”, disse o advogado Paulo Cunha Bueno.
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2025-02/anistia-golpistas-nao-e-assunto-dos-brasileiros-diz-alcolumbre
quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025
Agência Brasil: PGR denuncia Bolsonaro e mais 33 por tentativa de golpe de Estado



Confira a íntegra da denúncia:
As acusações da procuradoria estão baseadas no inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou, em novembro do ano passado, o ex-presidente no âmbito do chamado inquérito do golpe, cujas investigações concluíram pela existência de uma trama golpista para impedir o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A denúncia será julgada pela Primeira Turma do Supremo, colegiado composto pelo relator, Alexandre de Moraes, e os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.
Se a maioria dos ministros aceitar a denúncia, Bolsonaro e os outros acusados viram réus e passam a responder a uma ação penal no STF.
Pelo regimento interno da Corte, cabe às duas turmas do Tribunal julgar ações penais. Como o relator faz parte da Primeira Turma, a acusação será julgada pelo colegiado.
A data do julgamento ainda não foi definida. Considerando os trâmites legais, o caso pode ser julgado ainda neste primeiro semestre de 2025.
Conspiração
Na parte sobre Bolsonaro, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que o ex-presidente e o general Braga Netto, ex-ministro e vice na chapa com Bolsonaro - derrotada nas eleições de 2022, exerceram papel de liderança para realização de uma "trama conspiratória armada e executada contra as instituições democráticas".
"A organização tinha por líderes o próprio presidente da República e o seu candidato a vice-presidente, o general Braga Neto. Ambos aceitaram, estimularam, e realizaram atos tipificados na legislação penal de atentado contra o bem jurídico da existência e Independência dos poderes e do Estado de Direito democrático", afirmou Gonet.
Gonet diz que a denúncia contra Bolsonaro narra os fatos cometidos por uma "organização criminosa estruturada" para impedir a concretização da vontade popular demonstrada com o resultado das eleições de 2022, quando Lula foi eleito presidente.
" O presidente da República [ Bolsonaro] adotou crescente tom de ruptura com a normalidade institucional nos seus repetidos pronunciamentos públicos em que se mostrava descontente com decisões de tribunais superiores e com o sistema eleitoral eletrônico em vigor. Essa escalada ganhou impulso mais notável quando Luiz Inácio Lula da Silva, visto como o mais forte contendor na disputa eleitoral de 2022, tornou-se elegível, em virtude da anulação de condenações criminais", afirmou.
terça-feira, 18 de fevereiro de 2025
Acho que está faltando algo nos argumantos de que só os humanos são responsáveis pelo aquecimento global
por Jacinto Pereira
Eu não paro de pensar em aquecimento global e se o homem é mesmo o causador desse aquecimento. Mostram sempre o crescimento do aquecimento global comparando o hoje com outros momentos de centenas de anos atrás, como se a Terra estivesse estacionada em um determinado local da galáxia e não estivesse recebendo bilhões de toneladas de matéria todos os dias. Principalmente quando ela passa, juntamente com todo o sistema solar, em áreas de maior concentração de matéria e que os humanos acham lindo as chuvas de meteoros ou meteoritos caindo em nosso planeta em forma de chuva de estrelas cadentes. Com certeza toda essa matéria recebida, mexe com a estrutura de nossa terrinha, mudando o tamanho, o peso, seus movimentos, o campo magnético e por conseguinte, a sua atuação na mecânica da família solar, formada por outros corpos que também são afetados pelas mesmas razões que a Terra.
Eu ainda preciso ser convencido de que o homem é o grande responsável pelo aquecimento global. Em nosso planeta a área propícia para o homem viver confortavelmente é em torno de dez por cento da superfície e ela não está super povoada. Se desse a cada pessoa deste mundo dez metros quadrado de terra no Brasil, ainda ficaria sobrando terra desocupada em nossa nação.
Dizer que o gás carbônico na atmosfera é que faz o clima se aquecer, eu duvido muito, pois segundo o google, o gás carbônico contido na atmosfera do planeta é aproximadamente 0,03% dos gases que envolvem o nosso planetinha. Como essa quantidade de gás carbônico quente iria aquecer 78% de nitrogênio e 21% de oxigênio que são gases gelados? Segundo o Google, quem mais libera oxigênio para a atmosfera não são as florestas dos continentes e sim as florestas de algas que estão debaixo das águas.
Só espero que alguém possa me explicar e me convencer de que minhas pesquisas me deram informações erradas a respeito da responsabilidade dos humanos pelas alterações climáticas de nosso amado astro.
segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025
Giro das Onze | Direita se assanha: Datafolha faz direita intensificar a...
domingo, 16 de fevereiro de 2025
Parabéns a todos os reporteres pelo "Dia do Reporter"
por Jacinto Pereira
Desejo segurança no trabalho, renda digna, apoio e liberdade de imprensa. Nesses últimos tempos tem sido assassinados muitos bons profissionais por perseguição ou nos conflitos do Oriente médio e na Ucrânia.
Hoje eu quero homenagear a todos os repórteres nas pessoas de dois grandes homens da Imprensa Sobralense, os companheiros:Francisco das Chagas Lopes e Sabino Melo que estão aniversariando hoje. Quero parabenizar e desejar a eles tudo do bom e do melhor
sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025
Ceará Agora: Ceará registra menor taxa de desemprego desde 2012; índice cai para 6,5%

O Ceará alcançou a menor taxa de desemprego da série histórica, desde o primeiro trimestre de 2012. O índice ficou em 6,5% no quarto trimestre de 2024. O menor valor antes disso foi no terceiro trimestre do ano passado, quando detinha 6,7%. As informações estão na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
A redução do desemprego no Estado reforça uma tendência de melhora no mercado de trabalho cearense ao longo dos últimos anos, com variações significativas na última década. No período de maior pico, estão o primeiro e segundo trimestres de 2021, quando a taxa chegou a 15,1% em ambos, reflexo direto de questões econômicas ocasionadas pela pandemia de covid-19.
Sobral 24 horas: Dançarina famosa em Baturité é assassinada junto ao esposo
Sputnik Brasil: PF investiga crime de invasão a sistemas do CNJ para liberar presos de alta periculosidade


Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.
Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).
Fonte: https://noticiabrasil.net.br/20250214/pf-investiga-crime-de-invasao-a-sistemas-do-cnj-para-liberar-presos-de-alta-periculosidade-38514773.html
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025
Sputnik Brasil: Governo federal e Embraer anunciam R$ 20 bilhões em investimentos no Brasil até 2030


Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.
Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).
Fonte: https://www.blogger.com/blog/post/edit/712009256119215276/3319982304645797442
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025
domingo, 9 de fevereiro de 2025
Forum: Bêbada que atingiu o Jaburu também foi lotada no gabinete de Lira
Shara Fornalevicz, que atingiu residência oficial de Alckmin, era “assistente técnica” do gabinete da Presidência da Câmara, em 2021. Homem levou R$ 15 mil em papel para soltá-la no DP

O caso da colisão de um carro em alta velocidade contra a grade de proteção do Palácio do Jaburu, em Brasília, residência oficial do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), ocorrida na madrugada deste sábado (8), não para de gerar novos escândalos no transcorrer do dia.
A condutora do automóvel, Shara Fornalevicz Soares, de 23 anos, estava completamente bêbada, não tinha carteira de motorista, hostilizou os PMs que atenderam a ocorrência e chegou “carteirando” na delegacia, identificando-se supostamente como “assessora parlamentar” e se dizendo bem relacionada com “pessoas influentes”. Ainda nesta tarde (8), a Fórum apurou que, de fato, ela foi assessora parlamentar, entre o final de 2021 e o começo de 2022, no gabinete do então deputado federal bolsonarista Jorielson (PL-AP). Os dados são do site da Câmara dos Deputados.
Shara, na 5ª Delegacia de Polícia, pediu para que telefonassem a um “assessor parlamentar” (não se sabe de qual deputado ou senador) para que ele levasse R$ 15 mil para sua fiança, o que resolveria o caso. De fato, um homem não identificado até o momento, foi até a DP e entregou um envelope de papel pardo com a quantia à mãe da Shara, que então teria feito o pagamento da fiança para liberação da filha
Agora, uma informação ainda mais relevante aparece. Numa nova análise realizada pela Fórum no site da Câmara, o histórico de documentos e publicações oficiais do Legislativo Federal mostra que a jovem imprudente também trabalhou no Gabinete da Presidência da Câmara dos Deputados no mandato do agora ex-presidente Arthur Lira (PP-AL), que deixou o comando da Casa no sábado passado (1°).
No ato oficial, datado de 1° de dezembro de 2021, Shara Fornalevicz Soares aparece sendo nomeada como “assistente técnica” no Gabinete da Presidência da Câmara dos Deputados, por determinação do próprio Lira.
“[Nomeio] SHARA FORNALEVICZ SOARES para exercer, no Gabinete do Presidente, o cargo em comissão de Assistente Técnico de Gabinete Adjunto D, CNE-15. Em 30/11/2021. (DOU de 01/12/2021)”, diz o trecho do documento do Boletim Administrativo do Ano 44, nº 226, de 1° de dezembro de 2021.
Imprudência, arrogância e prisão
Uma mulher em estado de total embriaguez, identificada como Shara Fornalevicz Soares, de 23 anos, colidiu com o carro na cerca de proteção do Palácio do Jaburu, em Brasília, na madrugada deste sábado (8). O local é a residência oficial do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, cuja assessoria não confirmou sua presença no imóvel público na hora do incidente, limitando-se a dizer que não se manifestaria em relação ao caso.
De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal, a condutora teria se chocado contra a barreira que isola o palácio e depois saído do automóvel destruído, muito alterada, para tentar chamar um carro de aplicativo. Ela foi detida por um militar do Exército que trabalha na guarda da Vice-Presidência, que acionou a PM.
Com a chegada dos policiais, a mulher se recusou a fazer o teste do bafômetro e agiu de forma hostil, “com muita arrogância e ironia”, sem sequer conseguir responder a perguntas preliminares como o próprio nome, data de nascimento e endereço. Os PMs salientaram no registro que ela tinha forte odor etílico e cambaleava ao tentar andar.
Quando Shara chegou à 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte de Brasília, testemunhas dizem que ela gritava para que ligassem para várias “pessoas influentes” que estariam com o contato na agenda de seu celular, que foi apreendido. A certa altura, a condutora imprudente, que nem mesmo tem carteira de habilitação, pediu para que telefonasse para um “assessor parlamentar” (não se sabe de qual deputado ou senador) que levaria o dinheiro de sua fiança e resolveria o caso.
De fato, um homem não identificado até o momento foi até a DP e entregou um envelope de papel pardo com a quantia à mãe da Shara, que então teria feito o pagamento da fiança para liberação da filha. Horas depois do episódio ela trancou seus perfis em redes sociais, dando acesso apenas para quem já era seu seguidor.
Assessora de bolsonarista suplente
No site da Câmara dos Deputados, o nome de Shara aparece como “assessora com cargo de natureza especial”, no período que vai de 3 de dezembro de 2021 até 28 de fevereiro de 2022, no gabinete do então deputado Jorielson, do PL do Amapá, com um salário de R$ 3.173,01 e auxílio de R$ 937,64.
Jorielson Brito do Nascimento, de 44 anos, é agente de Polícia Federal e em seu Instagram ele aparece em várias fotos com políticos de extrema direita e também discursando na tribuna da Câmara durante o período em que foi deputado. Ele tem publicações homenageando o ministro André Mendonça, do STF, bolsonarista ferrenho indicado ao posto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ao lado do presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, e um vídeo com o também deputado Hélio Lopes (PL-RJ), mais conhecido como “Hélio Negão”, amigo íntimo e do círculo mais próximo do antigo ocupante do Palácio do Planalto, que diz o seguinte sobre o amapaense.
“Olá, amigos amapaenses. Eu estou aqui com o deputado pastor Jorielson, gente do bem, defende muito bem esse estado maravilhoso aqui em Brasília, bolsonarista e defensor das causas conservadoras, daquilo que o Brasil merece”, diz Hélio sobre o colega de bancada.
Fonte: https://revistaforum.com.br/brasil/2025/2/8/bbada-que-atingiu-jaburu-tambem-foi-lotada-no-gabinete-de-lira-173766.html