sexta-feira, 10 de junho de 2016

Cristal armazena 360 TB de dados por 13 bilhões de anos.



Um pequeno cristal foi desenvolvido por pesquisadores da universidade de Southampton, no Reino Unido. Por meio de gravação e leitura de dados digitais com tecnologia 5D, capaz de armazenar 360 terabytes de dados durante 13 bilhões de anos.
O que mais impressiona no cristal, é que ele tenha o tamanho de uma moeda, além de resistir a temperaturas de 190° Celsius e conservar a qualidade dos dados armazenados por tanto tempo.
Cristal que armazena dados 360 tb
o azul formato de tecnologia 5D se deve às cinco dimensões do disco: tamanho, orientação e três posicionamentos de nanoestruturas. Mas você pode se perguntar como isto é possível? E aqui está a resposta: É de modo parecido com a produção de microprocessadores. Um feixe extremamente rápido produz feixes de luz curtos e intensos, que gravam os dados em três camadas de pontos nanoestruturados (nível atômico).
Cada camada é separada por cinco micrômetros (5 milionésimos de um metro) Estes pontos nano estruturais, modificam a forma como a luz atravessa o cristal, alterado sua polarização. Deste modo, a leitura do cristal pode ser feita com o uso de um microscópio ótico e de um polarizador combinados.
Cristal que armazena dados universidade
Esta tecnologia inovadora é comparada aos quadrinhos do Superman: os cristais da Fortaleza da Solidão armazenam os ensinamentos do pai do herói. Já os discos de cristal criados pelos cientistas da universidade de Southamptonarmazenaram documentos históricos, como a Magna Carta, a Declaração de Independência dos Estados Unidos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Bíblia Sagrada.
Cristal que armazena dados superman
Até o momento, os pesquisadores conseguem armazenar apenas arquivos leves como textos, sendo que o processo de leitura dos dados é considerado complexo. Mas os inventores pretendem aprimorar o cristal e resolver suas limitações, para que nada do que aprendemos possa ser esquecido fisicamente – Pelo menos é o que os cientistas esperam.
Cristal que armazena dados capa face
No futuro, pendrives e HD’s externos serão considerados dispositivos rudimentares, e quem sabe, a nova invenção possa garantir a última evidência da civilização para que nada do que aprendemos ou o modo como estruturamos nossa sociedade não seja esquecido e tenha para sempre um testemunho da história.
http://keedele.com/cristal-armazena-360-tb-de-dados-por-13-bilhoes-de-anos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário