quarta-feira, 12 de novembro de 2014

O que o Brasil proporá agora na cúpula do G-20?

 

Blog do Zé equipedoblog /Por Equipe do Blog

A presidenta Dilma Rousseff embarcou na noite de ontem para Las Palmas (Espanha), 1ª escala de sua viagem à Austrália para participar 6ª e sábado próximos de mais uma cúpula do G-20, o grupo de países desenvolvidos e em desenvolvimento no mundo. Antes de chegar ao país sede desta nova cúpula, a presidenta fará uma 2ª escala, amanhã, no emirado do Catar, para se reunir com o emir Tamin bin Hamad Al Thani a convite dele.

Depois do término da cúpula, já no domingo, a presidenta Dilma terá encontros bilaterais, dentre outros chefes de governo e de Estado, com a chanceler da Alemanha, Ângela Merkel, o presidente da China, Xi Jinping e, possivelmente, com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Esta cúpula do G-20 terá como tema principal a retomada do crescimento da economia mundial. Lemos as informações transmitidas pelo nosso governo, segundo as quais, o Brasil vai defender a necessidade da retomada do crescimento global, por meio de medidas de médio e longo prazos e que os países que têm espaço fiscal adotem medidas de crescimento a curto prazo.

Por enquanto só divulgaram o que já se sabe e se conhece

O Brasil apresentará interesse em apoiar os investimentos estrangeiros em projetos de infraestrutura, além de defender a implementação integral das normas de regulação financeira internacional, bem como normas relativas a tributação, emprego e comércio. O Brasil pretende, também, comunicar aos países do G-20 suas previsões para 2015.

No bojo dessas exposições, o país pretende mostrar, ainda, as estratégias adotadas para estimular o ritmo de crescimento local, como o PRONATEC, que visa a promover o desenvolvimento de mão de obra qualificada, além do Plano Nacional de Educação e as ações para micro e pequenas empresas – como a ampliação do Simples Nacional.

OK. Agora, uma curiosidade e uma pergunta que não quer calar: além da abordagem e exposição desses temas, já de longa data conhecidos e debatidos, e dessas reuniões de praxe programadas com chefes de Estado e de governo das principais economias do mundo, o Brasil proporá o que nessa cúpula do G 20? O que tem de novo a apresentar, propor, reivindicar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário