quarta-feira, 25 de outubro de 2017

O mapa rodoviário de Xi Jinping para "O sonho chinês"


Iniciativa Belt and Road da China - a New Silk Road - provocará o desenvolvimento do país e transformará o sonho em realidade

Por Pepe Escobar
Asia Times 25 de outubro de 2017

Agora que o presidente Xi Jinping foi devidamente elevado ao panteão do Partido Comunista Chinês na empresa rara de Mao Zedong Thought e Deng Xiaoping Theory, o mundo terá muito tempo para digerir o significado de "Xi Jinping Pensado no Socialismo com Características Chinesas para uma nova era ".

O próprio Xi, em seu discurso de 3 horas e meia no início do 19º Congresso do Partido, apontou para uma "democracia socialista" bastante simplificada - exaltando suas virtudes como o único contra-modelo para a democracia liberal ocidental. Economicamente, o debate permanece aberto sobre se isso caminha e fala mais como "neoliberalismo com características chinesas".


Todos os marcos para a China no futuro imediato foram definidos.


"Sociedade moderadamente próspera" até 2020.

Nação basicamente modernizada até 2035.

Nação socialista rica e poderosa até 2050.

O próprio Xi, desde 2013, encapsulou o processo em um mantra; o "sonho chinês". O sonho deve se tornar realidade em pouco mais de três décadas. O inexorável impulso de modernização desencadeado pelas reformas de Deng durou pouco menos de quatro décadas. A história recente nos diz que não há motivos para acreditar que a fase 2 deste Sino-Renascimento sísmico não será cumprida.


Xi enfatizou,


"Os sonhos do povo chinês e dos outros povos em todo o mundo estão intimamente ligados. A realização do sonho chinês não será possível sem um ambiente internacional pacífico e uma ordem internacional estável ".

Ele mencionou apenas brevemente a New Silk Roads, a.k.a. Belt and Road Initiative (BRI) como tendo "criado um ambiente favorável para o desenvolvimento geral do país". Ele não se debruçou sobre a ambição do BRI e seu alcance extraordinário, como ele faz em todas as grandes cúpulas internacionais, bem como em Davos no início deste ano.

Mas ainda era implícito que chegar ao que Xi define como uma "comunidade de destino comum para a humanidade", o BRI é a ferramenta final da China. O BRI, um trocador de jogos geopolítico / geoeconômico, é de fato o Xi's - e a China - organizando o conceito de política externa e o driver até 2050.

Xi entendeu claramente que a liderança global implica ser um dos principais fornecedores, principalmente para o Sul global, de conectividade, financiamento de infra-estrutura, assistência técnica abrangente, hardware de construção e inúmeras outras armadilhas de "modernização".

Não faz mal que esta operação de comércio / comércio / investimento ajude a internacionalizar o yuan.

É fácil esquecer que o BRI, uma unidade de conectividade multinacional sem paralelo configurada para ligar economicamente todos os pontos da Ásia à Europa e à África, foi anunciada há apenas três anos, em Astana (Ásia Central) e em Jacarta (Sudeste Asiático).

beltandroadmap

O que era originalmente conhecido como o Cinturão Econômico da Estrada da Seda e a Estrada da Seda Marítima do século XXI foram aprovados pelo Terceiro Plenio do 18º Comitê Central do PCC em novembro de 2013. Somente após a liberação de um documento oficial, "Visões e ações sobre a construção conjunta da seda Road Economic Belt e 21st Century Maritime Silk Roads ", em março de 2015, o projeto inteiro foi finalmente chamado de BRI.

De acordo com a linha de tempo oficial chinesa, estamos apenas no início da fase 2. A Fase 1, de 2013 a 2016, foi "mobilização". "Planejamento", de 2016 a 2021, é pouco (e isso explica por que poucos projetos importantes estão online). A "implementação" deve começar em 2021, um ano antes da expiração do novo mandato de Xi e até 2049.

O horizonte é assim 2050, coincidindo com o sonho da "nação socialista rica e poderosa" de Xi. Simplesmente, não existe outro programa de desenvolvimento abrangente, abrangente, abrangente e financeiramente sólido no mercado global. Certamente, não o Corredor de Crescimento Ásia-África da Índia (AAGC).

BRI, viajará

Começa com Hong Kong. Quando Xi disse,

"Continuaremos a apoiar Hong Kong e Macau na integração do seu próprio desenvolvimento no desenvolvimento global do país", ele quis dizer Hong Kong configurado como um dos principais centros de financiamento do BRI - o seu novo papel depois de um passado recente de facilitador de negócios entre a China e o Oeste.

Hong Kong tem o que é preciso; moeda convertível; mobilidade total do capital; Estado de Direito; sem impostos sobre juros, dividendos e ganhos de capital; acesso total ao mercado de capitais da China / poupança; e por último, mas não menos importante, o apoio de Pequim.

Entre o sonho de inúmeros pacotes de financiamento (público-privado, dívida de capital, títulos de curto prazo). O papel BRI de Hong Kong será do centro financeiro internacional Total Package (capital de risco, private equity, flutuação de ações e títulos, banco de investimentos, fusões e aquisições, resseguro) interligados com a Grande Baía - as 11 cidades (incluindo Guangzhou e Shenzhen ) do Delta do Rio das Pérolas (fabricação leve / pesada, capitalistas de risco de alta tecnologia, start-ups, investidores, principais universidades de pesquisa).

Isso vincula a ênfase de Xi na inovação;

"Vamos fortalecer a pesquisa básica em ciências aplicadas, lançar grandes projetos nacionais de ciência e tecnologia e priorizar a inovação em tecnologias genéricas chave, tecnologias de fronteira de ponta, tecnologias de engenharia modernas e tecnologias disruptivas".

A integração da Área da Grande Baía é obrigada a inspirar, alimentar e, em alguns casos, moldar alguns dos principais projetos do BRI. A Ponte da Terra Eurasiática de Xinjiang para a Rússia Ocidental (China e Cazaquistão estão ativamente turbulhando sua zona de comércio livre conjunta em Khorgos). O corredor econômico China-Mongólia-Rússia. A conexão dos "stans" da Ásia Central à Ásia Ocidental - Irã e Turquia. O Corredor Econômico China-Paquistão (CPEC) de Xinjiang até Gwadar no Mar da Arábia - capaz de desencadear uma "revolução econômica" de acordo com Islamabad. O corredor China-Indochina de Kunming para Cingapura. O corredor Bangladesh-China-Índia-Myanmar (BCIM) (assumindo que a Índia não o boicota). A estrada de seda marítima da costa sudeste da China até o Mediterrâneo, do Pireu a Veneza.

Trens de carga de Yiwu-Londres, trens de transporte de Shanghai-Teerã, o gasoduto de Turkmenistão para Xinjiang - estes são todos fatos no chão. Ao longo do caminho, as tecnologias e ferramentas de conectividade de infra-estrutura - aplicadas a redes ferroviárias de alta velocidade, usinas, fazendas solares, rotas, pontes, portos, oleodutos - estarão intimamente ligadas ao financiamento do Banco de Investimento de Infraestrutura da Ásia (AIIB) e os imperativos de cooperação segurança-econômica da Organização de Cooperação de Xangai (SCO) para construir a nova Eurasia de Xangai a Roterdã. Ou, para evocar a visão original de Vladimir Putin, mesmo antes do lançamento do BRI, "de Lisboa a Vladivostok".

Xi não explicou isso, mas Pequim fará tudo para se manter o mais independente possível do sistema do Banco Central Ocidental, com o Bank of International Settlements (BIS) a ser evitado em tantos negócios comerciais quanto possível em benefício do yuan - transações baseadas ou trocas definitivas. O petrodólar será cada vez mais ignorado (já está acontecendo entre a China e o Irã, e Pequim mais cedo do que mais tarde exigirá da Arábia Saudita.)

O resultado final, até 2050, será, a partir de erros inevitáveis ​​e complexos, um mercado integrado de 4,5 bilhões de pessoas, principalmente usando moedas locais para comércio bilateral e multilateral, ou uma cesta de moedas (yuan-ruble-rial-yen-rupee).

Xi colocou as cartas da China - assim como o roteiro - na mesa. No que diz respeito ao sonho chinês, agora está claro; Tenha BRI, Will Travel.

Asia Times

Fonte: https://undhorizontenews2.blogspot.com.br/

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