quarta-feira, 7 de junho de 2017

Parlamento turco aprova envio de tropas para o Qatar

Militares e tanques do Exército da Turquia perto da fronteira com a Síria (arquivo)

© AFP 2017/ ILYAS AKENGIN
Oriente Médio e África
13:57 07.06.2017(atualizado 14:54 07.06.2017) URL curta
Tema:
Ruptura de relações diplomáticas com Qatar (21)
524906321

O parlamento da Turquia aprovou hoje o envio de tropas nacionais para uma base militar do Qatar, país que tem sido foco de grandes tensões regionais nos últimos dias.

Presidente russo, Vladimir Putin, e presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, durante encontro em São Petersburgo, Rússia, em 9 de agosto de 2016
© REUTERS/ SERGEI KARPUKHIN
Putin e Erdogan trocam impressões sobre situação do Qatar
Nesta semana, Estados do Oriente Médio e de áreas próximas decidiram romper ou restringir seus laços diplomáticos com o Qatar acusando-o de patrocinar organizações terroristas e de desestabilizar a região, acusações rebatidas pelo Ministério das Relações Exteriores catariano.
Segundo o canal NTV, o documento aprovado hoje pelos parlamentares turcos prevê que esse envio de militares seja feito com base em um acordo de cooperação em segurança firmado entre Ancara e Doha em 2015.
Em entrevista à Sputnik nesta quarta-feira, o fundador do Instituto de Estudos do Golfo Pérsico, Ali Ahmed, disse citando fontes militares anônimas que o Qatar poderia ser invadido em breve pela Arábia Saudita, potência regional que vem sendo apontada por muitos como principal articuladora da atual crise na península da Arábia.
Facebook
Procure a página Sputnik Brasil no Facebook e descubra as notícias mais importantes. Curta e compartilhe com seus amigos. Ajude-nos a contar sobre o que os outros se calam!
https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201706078592164-turquia-tropas-qatar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário