sexta-feira, 10 de junho de 2016

Aparecimento de navios de guerra russos e chinês perto das ilhas disputadas é coincidência

Navio de guerra cruzador Moskva

O aparecimento simultâneo de navios de guerra russos e chineses perto das ilhas disputadas no Mar da China Oriental é uma simples coincidência, disse o especialista militar Vasily Kashin à Sputnik.

A entrevista foi realizada um dia depois de o ministro das Relações Exteriores japonês ter declarado que uma embarcação militar chinesa alegadamente "tinha entrado nas águas territoriais do Japão perto das ilhas de Senkaku".
De acordo com a mídia japonesa, os navios de guerra russos cruzavam aquela área ao mesmo tempo.
Vista pela ilha Iturup
© Sputnik/ Sergei Krasnouhov
Lavrov coloca os pingos nos is
Por sua parte, o ministro da Defesa chinês afirmou que "o navio do seu país navegou em águas sobre as quais a China tem jurisdição".
Vasily Kashin negou as alegações da mídia ocidental de que foram identificados três navios de guerra russos perto das ilhas disputadas, dizendo que o grupo operacional russo incluia o navio antissubmarino Admiral Vinogradov, o navio-tanque Irkut e o rebocador Fotiy Krylov, que regressavam de exercícios.
"Os navios russos não violaram as águas territoriais das ilhas disputadas e não podiam ter tido nenhum impacto sobre a situação política e militar naquela área. O aparecimento simultâneo ali de navios russos e chineses é uma coincidência", disse ele.
Farol chinês no recife Zhubi no mar da China Meridional, 5 de abril de 2016
© AP Photo/ Xing Guangli/Xinhua via AP
China instala novo farol nas ilhas disputadas
Neste contexto, Kashin apontou o fato de que recentemente as relações com a Rússia têm melhorado e que, não muito tempo atrás, teve lugar um encontro de alto nível em que os países discutiram assuntos econômicos. De acordo com o especialista militar, os parceiros também anunciaram a possível conclusão de um acordo de paz bilateral.
"Em qualquer caso, o último incidente é mais uma razão para pensar sobre a criação de mecanismos mais efetivos da notificação e comunicação entre os militares da Rússia, China e Japão", disse Kashin.
As ilhas inabitadas de Senkaku (o nome é reconhecido internacionalmente) são objeto de disputas territoriais antigas entre a China, o Japão e o Taiwan. O Japão considera as ilhas como parte da província de Okinawa.
Em 2014, o Japão e a China acordaram reduzir as tensões sobre a área disputada, mas no ano passado os navios chineses violaram repetidamente as águas territoriais do Japão nas ilhas de Senkaku, informa a mídia local.
Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20160610/5025364/navios-ilhas-coincidencia.html#ixzz4BDDffRJD
http://br.sputniknews.com/mundo/20160610/5025364/navios-ilhas-coincidencia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário