sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

ONU pode restringir Turquia


Conselho de Segurança da ONU
© REUTERS/ Mike Segar

O representante russo no Conselho de Segurança da ONU, Vitaly Churkin, disse que nem todos os países implementam a resolução contra financiamento do terrorismo aprovada por esta instituição na quinta-feira (17).

Depois de o Conselho de Segurança da ONU ter aprovado a resolução contra financiamento do terrorismo, Churkin disse: “É possível eliminar este mal absoluto [Daesh] somente por agir sem usar duplos padrões e parar canais de financiamento do terrorismo. As obrigações não são respeitadas por todos e em todos os lugares”.
Voto no Conselho de Segurança da ONU
© REUTERS/ Mike Segar
Unânime: ONU adota resolução contra financiamento a terroristas
Discursando na reunião do Conselho de Segurança da ONU Churkin disse que o maior volume de produtos de petróleo vai através da Turquia. Ele denominou várias empresas que fornecem caminhões-cisternas aos terroristas do Daesh e afirmou que o petróleo comprado ao Daesh é fornecido à refinaria da empresa Tupras na cidade de Batman.
“Mas o fluxo principal de hidrocarbonetos passa por portos turcos no litoral do mar Mediterrâneo principalmente pelo porto Ceyhan”, disse Churkin.
Representante permanente da Rússia na ONU Vitaly Churkin
© AFP 2015/ DON EMMERT / AFP
Rússia pode levantar questão de sanções contra Turquia na ONU
O representante russo afirmou que o custo das exportações ilícitas de petróleo atingem 1,5 milhões de dólares por dia. Churkin disse aos jornalistas que se tornará público que o país não toma medidas suficientes e eficientes para lutar contra o financiamento do terrorismo será colocada a questão de introduzir sanções.
“Há um mecanismo correspondente de sanções que pode abranger indivíduos e empresas turcos. Denominei algumas empresas que trabalham na área de refinamento de petróleo que compra ao Daesh”, sublinhou o representante russo no Conselho de Segurança da ONU.
Vale lembrar que o Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade a resolução contra financiamento do terrorismo que prevê tais medidas como congelar todas as fontes financeiras dos terroristas e prevenir fornecer armas aos indivíduos envolvidos nas atividades terroristas e presentas na lista negra do organismo.
Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20151218/3112617/Churkin-ONU-Conselho-de-Seguranca-Turquia-petroleo.html#ixzz3uhDIpqZI

Nenhum comentário:

Postar um comentário